Polí­tica

Foto: Divulgação

Centenas de famílias de Araguaína e região serão beneficiadas com emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil do deputado federal César Halum (PRB-TO). O recurso foi destinado para aquisição de mais de 1800 toneladas de calcário, produto indispensável na recuperação de solos destinados à agricultura e no aumento da produtividade. A distribuição já começou.

O deputado adiantou que grande parte das terras usadas para a agricultura na região estão degradadas, devido ao mau uso do solo ou uso contínuo de uma mesma área, além da acidez que é característica do cerrado. “Esse minério vai auxiliar o pequeno produtor na correção do solo, e, consequentemente, aumentar e melhorar a sua produção. Hoje no Tocantins a produção de milho é em média 2 toneladas por hectare, após isso chegará a 4 toneladas por hectare” destacou.

De acordo com o secretario de Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Quinta Neto, mais de 300 pequenos agricultores de assentamentos e comunidades rurais vão receber o beneficio, que conta com a entrega e incorporação de cerca de 6 toneladas por agricultor, equivalente para o uso em 5 hectares.  

César Halum afirmou que após a melhoria do solo, o próximo passo será a destinação de emenda para a distribuição de sementes para agricultores de baixa renda.  “Quero levar esse projeto para todo o Estado do Tocantins. Meu objetivo é fortalecer o apoio e o fomento à agricultura familiar, promover o desenvolvimento municipal, abrir oportunidades de trabalho e gerar mais renda no campo”, concluiu.