Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vasco Alves

A ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu, anunciou na tarde desta sexta-feira, 16, em Palmas, junto com a presidente Dilma Rousseff, apresentará no Japão, a investidores japoneses e a dirigentes da Jica, as prioridades dos governadores do Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí na implantação da região do Matopiba, criada pelo governo federal.

Segundo a ministra, os governadores já levantaram suas necessidades mais imediatas para investimentos na região. “Estamos indo ao Japão com a presidente Dilma para apresentar os projetos à Jica que quer financiar o desenvolvimento do Matopiba”, disse a Ministra.

O anúncio foi feito numa reunião com funcionários da Delegacia Federal da Agricultura, Embrapa, Conab e representantes de entidades como Sebrae, Fecomércio, Instituto Federal de Educação e  Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, realizada na sede da Delegacia do Ministério da Agricultura e o senador Donizeti Nogueira.  Na ocasião, a ministra Kátia Abreu fez um breve relato das prioridades do Matopiba, sendo seguida por técnicos do Ministério da Agricultura e da Embrapa que discorreram sobre pesquisas e estudos de implantação do Matopiba.

A ministra Kátia Abreu também discorreu sobre o programa do Ministério da Agricultura que quer passar das classes D/E, elevando-os à classe C cerca de 140 mil produtores rurais no país nesta primeira etapa. A meta da presidente Dilma Roussef, conforme a Ministra, é de 400 mil produtores, podendo chegar a um milhão de produtores que receberão técnicas por dois anos para melhorar a qualidade da produção e da venda. No Matopiba, conforme a Ministra, serão especializados cerca de 20 mil pequenos produtores