Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário nacional de juventude, Gabriel Medina, confirmou participação na 3ª Conferência Estadual de Juventude, a ser realizada no Colégio da Polícia Militar, em Palmas, dias 30 e 31 de outubro. Medina participará da solenidade de abertura e, em seguida, ministrará palestra. 

O secretário nacional só participará de Conferências em dois estados: Tocantins e São Paulo. “O fato de construirmos a Conferência junto com os diversos movimentos sociais, militâncias, partidos, comunidades indígenas, quilombolas, feministas, jovens das APAES, estudantes e jovens em estado vulnerabilidade chamou a atenção do Governo Federal, tanto que a Secretaria Nacional da Juventude destacou o Tocantins como uma grande surpresa pelo sucesso nas etapas regionais”, ressaltou o superintendente Estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha. 

A Conferência, que este ano tem como tema “As Várias Formas de Mudar o Tocantins”, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ), com o objetivo de possibilitar a participação dos jovens no processo de discussão e elaboração de políticas públicas de juventude, além de criar espaços de integração entre os diversos movimentos sociais, estudantis, étnico-raciais e culturais. O evento contará com a participação de caravanas formadas por movimentos sociais de diversos municípios tocantinenses.

Programação

A abertura oficial será no dia 30 (sexta-feira), às 9 horas. Para o primeiro dia da Conferência estão previstas apresentações culturais, Explanação sobre a metodologia da 3ª Conferência Estadual de Juventude e atividades dos Grupos de Trabalho, em que são discutidas e levantadas propostas de ações e políticas públicas voltadas à juventude de acordo com os eixos temáticos estabelecidos no Estatuto da Juventude. 

No segundo dia do evento, 31 de outubro (sábado), serão realizadas a Plenária, na qual são escolhidas as propostas, e o Processo Eleitoral para escolha dos delegados da 3ª Conferência Estadual de Juventude (Eleição e Apuração de Votos). 

As propostas selecionadas na etapa estadual serão levadas pelos delegados à Conferência Nacional de Juventude, agendada para o período de 16 a 19 de  dezembro,  em Brasília. 

Etapas Regionais

As propostas a serem apresentadas na etapa estadual foram selecionadas pelos segmentos sociais nas etapas regionais – Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, Palmas e Dianópolis. 

As etapas ocorreram com ampla participação dos segmentos juvenis do estado, entre eles, os movimentos feministas, LGBT, movimento estudantil, religiosos, dentre outros movimentos de juventude organizados. Foram eleitos 308 delegados e delegadas que levarão as demandas de cada região à etapa estadual.