Estado

Foto: Carlessandro Souza Estado auxiliou 63 municípios na realização das Conferências municipais Estado auxiliou 63 municípios na realização das Conferências municipais

Mais de 500 participantes, entre representantes da sociedade civil e dos governos municipais, estadual e federal são esperados para a X Conferência de Assistência Social do Tocantins. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, no Auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, com o tema “Consolidar o Suas de vez rumo a 2016”. Trata-se de uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

Este ano, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa 10 anos de existência e a principal proposta da Conferência é avaliar este período de conquistas e desafios no intuito de construir um plano de ações para o próximo decênio. O encontro estadual é um momento de reunir e debater as propostas levantadas nas conferências municipais organizadas em 138 cidades do Estado, no período de 08 de maio a 31 de agosto. “ Nós auxiliamos 63 cidades nas conferências municipais e vamos receber todos os delegados para uma discussão participativa sobre o sistema de Assistência Social. Esperamos que a etapa estadual traga bons frutos e propostas que irão para a nacional”, frisou.

Ao todo, participarão da etapa estadual 310 delegados municipais que devem apresentar suas realidades locais e defender suas propostas. Além destes, contribuem conselheiros do Ceas, secretários municipais de Assistência Social, técnicos da Setas e acadêmicos de áreas afins. A abertura oficial contará com a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, e as palestras e debates terão a participação da diretora de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Léa Braga.

Seguindo orientações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Conferência contemplará cinco dimensões como o enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios além do pacto federativo e a consolidação do SUAS. O fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática também será debatido.

Ao final da Conferência Estadual todas as propostas apresentadas e aprovadas em plenária comporão o documento estadual que deve ser apresentado na etapa nacional. A X Conferência Nacional acontece em Brasília, no período de 7 a 10 de dezembro de 2015.