Educação

Foto: Divulgação

No sábado (24) e domingo (25), estudantes de todo o País farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para não perder o Enem, os candidatos devem ficar atentos aos horários do exame.

É importante que o candidato fique atento às diferenças de fuso horário do seu estado com relação a Brasília e não se esqueça que a capital federal e cidades de outros dez estados adotaram o horário de verão, adiantando os relógios em uma hora. Assim, a diferença para os estados que não participam do horário de verão fica alterada.

O horário de abertura e fechamento de portões vale também para os participantes sabatistas. Eles devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos.

Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova do primeiro dia começa a ser aplicada somente às 19h, horário da capital federal. A exceção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é para os estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, devido ao fuso horário, as provas iniciarão às 19h, levando em consideração o horário local.

A orientação do Inep é que os candidatos verifiquem, com antecedência, os locais onde farão as provas e que antes do dia do exame observem o caminho a ser feito. 

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Fique Atento:

- Os portões serão abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13h.

- Brasília está no horário de verão (relógios adiantados em uma hora). Fique atento às diferenças de fuso horário.

- Sabatistas também entram entre 12 e 13h, no horário de Brasília. As provas do primeiro dia serão aplicadas às 19h, também no horário de Brasília em algumas localidades, e 19h no horário local em Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

- Verifique os locais de prova com antecedência.

- Conheça o local de prova antes do dia do exame.

Para mais dicas, acesse o site do Enem no Inep. (EBC)

Por: Redação

Tags: Agência Brasil, ENEM, Inep