Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Com o início dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontecem em Palmas, foram realizadas nesta quinta-feira, 22, competições na modalidade futebol feminino no campo de futebol do 1° Batalhão da Polícia Militar. Serão realizados quatro jogos pela manhã e dois no período da tarde.

Neste primeiro dia de competição participam indígenas da América do Sul, América Central e América do Norte. A Polícia Militar cedeu o campo de futebol para a realização dos jogos e desta forma contribui não somente com a segurança, mas também com o desenvolvimento das atividades esportivas.

Segundo Luiz Eduardo Catapan, diretor de esporte da Prefeitura de Palmas, que faz parte da organização do JMPI, a ação da Polícia em ceder o campo de futebol para a realização dos jogos, foi essencial para completar a tabela, além de oferecer um local seguro para realização do evento. “ O Batalhão é um dos três locais de realização dos jogos de futebol, sendo um local seguro para os atletas e para o público. Tem sido essencial a integração da PM não somente na segurança, mas também no suporte e incentivo à realização dos jogos”, destacou.

Para o comandante da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel Glauber Oliveira dos Santos, a prática do esporte sempre traz resultados positivos, neste caso a integração entre povos indígenas de diversas nações.  A Polícia Militar tem trabalhado não só na segurança pública do JMPI, mas também no incentivo à realização dos jogos, quanto a prática desportiva. Para nós, militares, é um prazer, que os jogos estejam sendo realizados em um de nossos batalhões”, disse.

Os jogos acontecerão na unidade militar até a próxima quinta-feira, 28, nas modalidades futebol feminino e masculino. Todos os jogos são abertos ao público, que poderão assistir aos jogos da arquibancada. As quartas de final serão realizadas entre os dias 26 e 28.

Tabela de Jogos 

Futebol Feminino (22/10)

07:00 -  Panamá X  Bororo Boé

08:15- Xavante X Kayapó Mebêngôkre

09:30- Xambioá Karajá X Pataxó

10:45- Terena X Xerente

15:30- Manoki X Peru

16:45- Paresi Haliti X Canadá

23/10

07:00- Kaiang X Terena

08:10- Javaé Itya X Tapirapé

09:20- Guarani Kaiowá X Rikibaktsa

24/10

07:00- Bororo Boé X Kuikuro

08:10- Kayapó Mebêngôkre X Karajá

09:20-Pataxó X Kamayurá

10:30- Xerente  X Kaigang

Futebol Masculino (23/10)

10:30- Xambioá Karajá X Nova Zelândia

11:40- Xavante X Canadá

 25/10

07:00- Kaigang XTerena

08:10- Kamayurá X Xambioá Karjá

09:20- Karajá X Xavante

 *Os jogos estão sujeitos a modificações, conforme a organização dos jogos.