Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Naiara Lopes

Foto: Naiara Lopes

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) reuniu-se, nesta quarta-feira, 21, com o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria Geral do Governo, para tratar sobre investimentos no setor de energia solar para o Tocantins e pedir a reavaliação do Ministério de Minas e Energia na participação do Estado nos leilões de geração de energia e no leilão de suprimento da capital, Palmas. Ele estava acompanhado do secretário de Representação do Tocantins em Brasília, Renato de Assunção, que fez ampla exposição de motivos para reavaliação da decisão do governo.

Para o senador, esta avaliação que expõe o cenário de “falta de capacidade” nas linhas de transmissão que interligam as regiões norte e sul no Sistema Interligado Nacional causa sérios danos ao Estado e não condiz com a realidade. “O Tocantins tem as melhores condições para participar dos leilões, pois possui a maior taxa de crescimento de toda a região e tem grande potencial como contribuidor de energia limpa para o país”, argumentou o senador, acrescentando que o fator ambiental é outro ponto favorável para a implantação do sistema.

O senador Donizeti e o secretário Renato entregaram ao ministro um estudo e nota técnica para contraditar a decisão do Ministério de Minas e Energia, e tiveram dele a resposta de que a demanda será encaminhada para a reavaliação. Berzoini disse que vai falar com o ministro Eduardo Braga para reverter a avaliação dele.