Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Miller Freitas

Membros da Agenda de Convergência de Proteção dos Direitos Humanos nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) participaram de uma reunião na manhã de domingo, 25, com representantes dos povos indígenas do Brasil, mediada pelo Ministério Público Federal (MPF), para juntos definirem melhorias nos quesitos transporte, alojamento e alimentação durante o evento.

A reunião contou ainda com a participação de representantes do Comitê Intertribal, Ministério dos Esportes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria do Direitos Humanos da Presidência da República, Prefeitura de Palmas e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Durante a reunião, as lideranças indígenas puderam expressar as suas reivindicações. Ao final da reunião, os representantes do governos federal, estadual e municipal encaminharam soluções, como melhorar a estadia e participação dos indígenas brasileiros nos jogos mundiais.

Dentre o que foi encaminhado ficou definido que acontecerá inspeções constantes nos ônibus que estão fazendo o transporte das delegações indígenas, bem como será realizada melhoria na distribuição da água nos alojamentos. Ainda, serão disponibilizadas duas vans para levar os indígenas a bancos, a supermercados e a centro de compras, como também para levar o artesanato deles até o local dos jogos.

A secretária estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps), Gleidy Braga, destacou que a reunião de hoje foi pautada no diálogo e na vontade dos participantes da Agenda de Convergência e demais entidades em resolver os problemas que surgiram. “A Agenda de Convergência está desempenhando um importante papel nos jogos indígenas. A reunião de hoje é a confirmação de que estamos no caminho certo. O diálogo é sempre a melhor opção para necessidades que surgem no decorrer do evento”, avaliou.

Gleidy Braga ressaltou ainda a participação dos voluntários que estão trabalhando 24 horas para a proteção dos direitos humanos durante os jogos indígenas. A vice-presidente do Comitê Intertribal, Maria Helena Azumezuhero, fez diversas observações quanto a garantia dos direitos dos povos indígenas.

Ela declarou que reuniões como a que ocorreu neste domingo deverão ser realizadas diariamente até o final dos jogos com a finalidade de avaliar e definir alterações nos procedimentos para que os jogos indígenas sejam um sucesso. “O nosso objetivo foi buscar parceria para ajustar algumas demandas do nosso povo. Estamos saindo satisfeitos dessa reunião”, disse.

Agenda de Convergência

A Agenda de Convergência de Proteção dos Direitos Humanos tem o objetivo de ser um espaço permanente de articulação e integração de políticas para a efetivação dos direitos humanos durante e após o evento. Resulta de uma parceria com os governos federal, estadual e municipal. O Estado é representado pela Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps) e o município pela Secretaria de Integração Social e Defesa do Consumidor.