Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Junior

Na manhã desta segunda-feira, 26, o secretário da Cultura, Melck Aquino, reuniu-se com o secretário de Educação, Adão Francisco, e representantes da Associação Cultural de Dança Sombras do Hip Hop para dialogar sobre a ação conjunta das pastas na valorização da cultura urbana do Estado. A Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps) também é parceira no diálogo devido ao trabalho social do grupo.

Os artistas procuraram a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) em busca de apoio quanto a um local adequado para a realização das atividades culturais e sociais do grupo. O projeto Sombras do Hip Hop funcionou por 13 anos no Colégio Estadual Criança Esperança, localizado na região norte de Palmas, mas foi impedido de funcionar na unidade de ensino há cerca de 2 anos pela gestão estadual passada.

As aulas do projeto são voltadas a estudantes e à comunidade em geral e tem o objetivo de unir educação, arte e cultura na formação de jovens e crianças. De acordo com um dos idealizadores do Sombras, Robson Francisco das Chagas, o colégio era uma referência nacional na dança de rua. “O Criança Esperança era um espaço para compartilhar a cultura urbana com a comunidade e tirar jovens e crianças da rua e do contato com as drogas”, explicou. Ele ainda ressaltou: “Estamos preocupados com o movimento hip hop estadual, mas podemos ver que nessa gestão estamos sendo ouvidos”.

De acordo com o secretário Melck Aquino, o grupo está realizando as aulas em um espaço inadequado, sem estrutura básica. “Seria muito interessante do ponto de vista pedagógico, cultural e social que eles realizem suas atividades dentro do colégio e é importante a parceria e a união de forças das três secretarias para um olhar mais plural sobre o que pode ser feito”, afirmou.

O secretário Adão Francisco destacou a necessidade de projetos que proporcionem uma educação integral e humanizada. “Queremos que esse projeto continue e que ele seja um elemento que colabore com a educação do Estado. Vamos verificar se o colégio tem espaço disponível, mas se caso não tiver vamos procurar um local adequado onde possam desenvolver suas atividades culturais e educacionais ”, explicou.