Cultura

Foto: Divulgação

O projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura do Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros, de Arraias Tocantins, foi contemplado pela Fundação Cultural Palmares, com o Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras. Ao todo foram selecionados 60 projetos em todo território nacional.

Segundo o responsável pela associação premiada, José Reginaldo Ferreira, conhecido como Mestre Fumaça, o projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura, tem como objetivo promover a conscientização, a mobilização, a cultura, a preservação do patrimônio histórico material, imaterial e a integração de criança, jovens, mulheres e comunidade por meio da prática da Capoeira.

“O projeto atende mais de 200 crianças por ano, todos estudantes de escolas públicas. As aulas de capoeira acontecem dentro das escolas e em espaços públicos como a feira. Ensinamos não apenas o jogo de capoeira, mas todos os aspectos culturais que a envolvem, sua história, como o maculelê”, afirmou o mestre capoeirista. Além das aulas de capoeira o projeto promove ainda diversos encontros com capoeiristas de diversas regiões do Brasil, sendo que o próximo acontece no dia 20 de novembro, dia da consciência Negra, na cidade de Arraias.

Mestre Fumaça ressaltou ainda que essa não é a primeira vez que o projeto é premiado nacionalmente. “Já recebemos dois prêmios nacionais, o primeiro em 2007, quando fomos premiados pelo Itaú Unicef, depois em 2009, recebemos o prêmio de Igualdade Social promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, disse.

O Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras tem o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas culturais existentes das comunidades quilombolas, dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e dos coletivos culturais negros, dando visibilidade às expressões culturais destes grupos, contribuindo para a garantia dos direitos de acesso e promoção às fontes de cultura, de forma a cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura – Meta 6.

Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros

A Associação Cultural Chapada dos Negros – ACCN foi criada pelo Mestre Fumaça e tem como orientadora a Professora Silvia Adriane em Arraias, cidade histórica do Estado de Tocantins. A partir da constatação da importância de crianças e adolescentes valorizarem sua origem negra e pela história de seu povo, a organização criou o Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura.