Estado

Foto: Divulgação Advogados da OAB Protagonista e advogados indígenas Advogados da OAB Protagonista e advogados indígenas

Sob o comando da candidata a vice-presidente, Angela Iassa Haonat, integrantes da chapa OAB Protagonista reuniram-se, no final da manhã da última segunda-feira, 26 de outubro, com advogados indígenas na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Palmas. O encontro foi para a chapa apresentar sua proposta de criação de uma comissão específica para os assuntos indígenas na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

“Com uma população de mais de 14 mil índios é inegável que temos de ter uma comissão específica para tratar dos assuntos dos povos originários na OAB do Tocantins. É compromisso do nosso candidato Walter Ohofugi e do nosso grupo criar essa comissão”, destacou Angela, ao comentar que além dos indígenas nativos, o Tocantins conta com muitos descendentes miscigenados que não são contabilizados na estatística oficial.

Ao todo, dez etnias indígenas moram no Tocantins: Karajá, Javaé, Xerente, Krahô, Apinajé, Karajá-Xambioá, Xerente, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Kanela do Tocantins.

Angela estava acompanhada dos professores de direito e advogados Graziela Reis e Edy César Passos, além das advogadas Nayara Alencar e Verônica Salustiano.

A ideia da comissão é que ela seja coordenada por advogados indígenas do Estado, pois eles conhecem a realidade dos povos originários. “Não adianta nada criarmos uma comissão só por política. Precisamos fazer isso com as pessoas certas, que conhecem o assunto. Por isso a comissão terá advogados indígenas à frente”, destacou Edy César.

Além disso, Ângela e Graziela acertaram suas participações no encontro de mulheres indígenas na Ilha do Bananal, evento que ocorre no mês que vem.