Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), vice-líder do bloco de oposição no Senado, conseguiu aprovar requerimento para debater a escalada da dívida interna e externa do Brasil, que já chega a R$ 3,743 trilhões. A audiência pública com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive, será na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle.

“A dívida bruta do Brasil representa hoje 65,3% do nosso PIB, ou seja, de toda a riqueza produzida no país. É um volume alarmante, que mostra a fragilidade nossa economia e a situação caótica em que o PT mergulhou o Brasil”, afirmou Ataídes. 

O senador argumentou que é essencial examinar com atenção o aumento da dívida pública, especialmente diante das altas taxas de juros adotadas no Brasil. “Os gastos com juros da dívida tendem a aumentar ainda mais, comprometendo o orçamento nacional nos próximos anos”, alertou. Ele lembrou, ainda, que o descontrole da dívida pública foi um dos fatores essenciais para que o Brasil tivesse sua nota de crédito rebaixada por agências internacionais de risco.