Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Toninho Borges realiza dia 29 de outubro de 2015, quinta-feira, o Projeto da Caatinga ao Cerrado, na Praça dos Girassóis, próximo da Catedral do Divino Espírito Santo, a partir das 19 horas.  Este é a última edição desta temporada sob o patrocínio do Ministério da Cultura.

O Projeto foi selecionado em 1º lugar no Eixo 4 - Circulação e Intercâmbio, premiado pelo Programa Amazônia Cultural 2013, do Ministério da Cultura, um impulso para fomentar a cultura na Região Norte, com o patrocínio do Governo Federal.

No Show terá canções autorais e de cantores mineiros e tocantinenses, além de cantigas de roda e de momentos lúdicos com as crianças, promovendo um intercâmbio entre a musicalidade do Vale do Jequitinhonha com o Tocantins, valorizando a Cultura Quilombola e o folclore brasileiro. Participação especial: Artistas da Comunidade Mumbuca, com a viola de buriti.

Visando estimular a preservação ambiental serão entregues mudas de plantas nativas no final do show.

Convidamos a comunidade a levar o seu banquinho e curtir muita música.

Perfil

Toninho Borges mora em Palmas/TO há 11 anos, toca na noite e em eventos públicos e particulares. Natural de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Toninho Borges cresceu ao som da viola do seu pai Manoel Esteves. Participou de vários grupos musicais, festivais de canção, circos mambembes e cantorias por vários estados do Brasil. O trabalho profissional teve início nos anos 80 e desde então vem se apresentando pelo Brasil, lançando seu primeiro disco em janeiro de 1991. No montante já foram produzidos 02 (dois) discos de vinil e 12 (onze) CDs, todos com produção independente. “O jeito simples de quem traz as coisas da terra dentro da alma e a insistência de sempre abordar temas ecológicos e sociais em suas composições faz de Toninho um artista de estilo próprio que em versos, trovas, poesias e canções já são 3 décadas valorizando a música brasileira”.

Além doProjeto da Caatinga ao Cerrado, Toninho conta com outros projetos premiados, dentre eles:

Projeto Arte &Cultura na Praça, edição 2015, 2014; 

Projeto “Uma Noite de Saudade” - edital 2014, patrocínio do Banco da Amazônia;

Projeto Arte e Cultura na Praça - 2013; patrocínio do Banco da Amazônia;

Projeto “Toca Tocantins” – edital 2012, patrocínio do Banco da Amazônia;

 Projeto “Caminhos do Tocantins” – Funarte, edital 2010;