Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mudança de vida, autoestima renovada, saúde, qualidade de vida e alegria de viver são alguns dos benefícios citados pela maioria das candidatas à segunda edição do Concurso Miss Bariátrica Tocantins. O evento acontece nessa quinta-feira, 29, às 20 horas, no Palmas Shopping, e é promovido pela equipe multidisciplinar do serviço de bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) e parceiros.

A psicóloga Marília Martins Correia, moradora de Gurupi, vai concorrer ao título de Miss Bariátrica e destaca que a realização de eventos como este é muito positiva. “Este concurso é extremamente importante, pois é um incentivo e serve de motivação tanto para as participantes como para a plateia, no sentido de conseguir se manter magra, pois é o mais difícil. Com dois anos e oito meses após a cirurgia tenho que me policiar todos os dias”, destacou.

Questionada sobre o que mudou em sua vida após o procedimento cirúrgico, a candidata é enfática: “mudou tudo em minha vida. Hoje sou outra pessoa. O mais engraçado é que eu achava que eu era uma gordinha feliz, mas não, sou feliz agora, sendo magra. Cheguei a pesar 160kg e hoje com 88 kg a menos, tenho mais prazer em viver. Os constrangimentos, as críticas, os comentários desagradáveis, o ato de mandar fazer roupa sobre medida. Tudo isso faz uma pessoa infeliz”, enfatizou.

A história de vida de Marília tem mudado a vida de muitas pessoas. “Hoje sou psicóloga e atendo pessoas que irão realizar a cirurgia bariátrica. Com a minha vivencia tenho ajudado muita gente e com isso também me ajudo, pois a luta contra a obesidade é constante, devemos sempre nos preocupar com a manutenção”, conta.

A gerente comercial, Eliana Lopes de Oliveira Rocha, 34 anos, moradora de Palmas também vai disputar o título e não esconde a ansiedade em participar do evento. “Estou ansiosa, mas sei que somos vencedoras pelas mudanças de vida que tivemos. Estou participando não por prêmio, mas pela nova visão que podemos receber e repassar a muitas pessoas que ainda sentem medo em relação à cirurgia bariátrica”, afirmou.

Eliana chegou a 126 kg, realizou o procedimento cirúrgico no HGP há dois anos e cinco meses e eliminou 51 kg.  “Com a cirurgia bariátrica minha autoestima foi lá pra cima, tenho melhor disposição para todas as tarefas, principalmente para brincar com minhas filhas e estou livre das dores que sentia devido ao excesso de peso”, acrescentou.

Outra candidata que conseguiu eliminar 60 kg foi a agente de saúde Rubiane Costa de Souza. Com 35 anos e moradora de Gurupi ela se diz feliz por ter alcançado a meta da perda de peso e contente em passar sua experiência às pessoas. “Há um ano e nove meses fiz a cirurgia no Hospital Geral de Palmas e a minha qualidade de vida é outra. Não sinto mais dores, hoje posso cuidar dos meus filhos e sem falar da autoestima que subiu de 0 a 10. Não tenho saudade da minha vida de quando tinha 137 kg”, afirmou. 

Para a presidente da comissão organizadora do concurso, a psicóloga Fernanda Abreu, ouvir as histórias de vida das candidatas é contagiante e motivador. “Saber de vidas que mudaram tanto e para melhor é muito positivo, pois nos mostra que estamos realizando um trabalho certo e proporcionando a inúmeras pessoas uma nova forma de viver”, afirmou.

Premiação

Serão premiadas a 1ª, 2ª e 3ª colocadas e a miss simpatia. Os prêmios são: seis meses de academia, bicicletas, um dia de beleza, kits de maquiagens, tabletes, secadores de cabelos  e tratamentos estéticos.