Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após êxito na entrega de 1,8 mil toneladas de calcário, o deputado federal César Halum (PRB-TO), destinou por meio do orçamento de 2016 a quantia de R$ 2,4 milhões para aquisição de sementes que serão distribuídas para pequenos agricultores de Palmas, Araguaína e outras centenas cadastradas no sistema do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) por todo o Estado. O autor da emenda salienta que o objetivo estratégico é garantir a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão na cadeia produtiva.

Para Halum, que é médico veterinário, extensionista rural e foi presidente do Ruraltins (1999/2001) as sementes têm uma simbologia especial. “Conheço como a palma das minhas mãos as demandas, sofrimentos e buscas inúmeras por apoio para o resgate da cidadania da agricultura familiar do Tocantins. As sementes dão uma dimensão de esperança e de transformação para nós que trabalhamos no campo. Significa a expectativa de uma boa colheita, a certeza de que os frutos serão multiplicados pela força do trabalho e da determinação", disse.

Com a expectativa da compra de sementes de feijão e milho, o parlamentar tocantinense ressaltou que é preciso aumentar a produtividade e renda dos pequenos agricultores. “O Poder Público tem é que ajudar os pequenos, por isso temos nos empenhado em outras lutas para de fato os ajudarem: o medicamento veterinário genérico, a farmácia popular veterinária, as compras de produtos da agricultura familiar pela Conab, etc”.

De acordo com o presidente do Ruraltins, Pedro Correa, esse é mais um apoio que busca “contribuir com a sobrevivência e crescimento de um setor tão fundamental para a economia”, concluiu.