Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença do Secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina, do governador Marcelo Miranda e participação de mais de mil jovens de diversos municípios tocantinenses, começa nessa sexta-feira, 30, a 3ª Conferência Estadual da Juventude, no Colégio Militar de Palmas. A abertura oficial do evento realizado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude será às 9 horas, no ginásio de esportes do Colégio.

Após a solenidade, haverá palestras com o secretário da Educação, Adão Francisco, e o secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina. “O Secretário Nacional de Juventude terá a oportunidade de conhecer nossas ações e também trazer as ações do Governo Federal para junto de nós”, destacou Ribeirinha, que, durante o evento vai homenagear diversas personalidades do Tocantins que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à juventude tocantinense, com o título “Amigo da Juventude”.  

A Superintendência de Juventude também fará homenagens aos educadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no Tocantins, posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. 

A Conferência tem como tema “As Várias Formas de Mudar o Tocantins”. É com a finalidade de propor melhorias aos jovens tocantinenses, que a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude envolveu os diversos segmentos de juventude na organização do evento. Os representantes dos movimentos sociais, mais de 300 delegados de todas as regiões do Estado, escolhidos durante as fases municipais e estudais, vão debater e escolher as propostas de políticas públicas para os próximos anos. “O que difere essa conferência é a garantida da voz verdadeira das militâncias. Isso é política pública, com democracia e transparência”, frisou Ribeirinha. 

Programação

As atividades dos Grupos de Trabalhos para a escolha das propostas de acordo com 11 eixos temáticos baseados no Estatuto da Juventude começam na tarde desta sexta-feira, a partir das 14 horas. Às 17 horas tem mesa redonda com a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Germana Pires Coriolano, e o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (AGETEC), George Brito. 

A Conferência tem sequência neste sábado, 31, com plenária às 8 horas, candidatura dos delegados às 14 horas e votação das propostas a partir das 16h30. Serão escolhidas 22 propostas para serem levadas à Conferência Nacional de Juventude, agendada para o período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.