Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) em parceria com a União dos Vereadores do Tocantins (UVET) realizou oficina de capacitação para os vereadores de todo o Estado entre os dias 19 e 26 de outubro.

A oficina com o tema “Aspectos Práticos da Atuação da Câmara Municipal nas Atividades de Controle Externo: Controle e Transparência” capacitou os vereadores abordando a importância da fiscalização das contas públicas nos municípios e sua missão.

Foi apresentado aos parlamentares municipais os sistemas do tribunal como o CADUN, SICAP e e-Contas. Os vereadores foram divididos em relatorias e cada dia da semana um grupo participou.

O presidente da UVET, Elson Ribeiro, destacou a importância do curso. “O objetivo é fazer a diferença no Estado. Vereadores capacitados são garantia de serviços de qualidade prestados a população. Todo conhecimento é fundamental para nossos parlamentares”, afirmou o presidente.

O presidente do TCE ressaltou a experiência que os vereadores adquiriram. “Todas as 139 Câmaras Municipais convidadas para o evento tiveram a oportunidade de participar deste curso e tirarem ao máximo suas dúvidas, além de levar a experiência para seus municípios” ressaltou o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos. (Com informações do TCE-TO)