Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

As propostas de políticas públicas apresentadas pelos diversos segmentos de juventude do Tocantins durante a 3ª Conferência Estadual de Juventude vão contribuir para a construção do Plano Nacional de Juventude. O anúncio foi feito pelo secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, na abertura da 3ª Conferência Estadual de Juventude, na manhã desta sexta-feira, 30, com a presença do governador Marcelo Miranda, do secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem, e demais autoridades do estado. O evento acontece no Colégio Militar de Palmas.

“Escutar essa juventude vai ser fundamental para que constitua os programas e as políticas que vão constituir esse plano para os próximos 10 anos. E vamos regulamentar o Sistema Nacional de Juventude, um pacto federativo, que vai ajudar a estruturar essa cadeia de políticas públicas que precisa ser operado. Certamente os estados têm muito a colaborar. Esse é o espírito da Conferência, ouvir os jovens para construir marcos legais para que sejam permanentes”, explicou Medina.

O governador Marcelo Miranda ficou entusiasmado com a presença de mais de mil jovens na abertura da Conferência. “O que move cada um desses jovens tem a ver com o desejo de provocar mudanças, de inovar, de transformar o Tocantins. Esses jovens estão numa situação privilegiada pela oportunidade de serem ouvidos, de terem suas ideias transformadas em políticas públicas. Este é o real sentido desta Conferência”, destacou.

O superintendente Estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha, lembrou que a Conferência foi construída de forma democrática, com a participação de  representantes dos diversos segmentos de juventude de todas as regiões do Estado. “Não existe dificuldade e,  sim, vontade de trabalhar e de construir políticas públicas efetivas para construir um Tocantins melhor com todos os segmentos de juventude. Todas as regiões do Estado estão representadas no evento”, destacou  o superintendente Estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha.

Certificados

Diversas personalidades do Estado com serviços prestados à juventude tocantinense estão sendo homenageadas durante a Conferência, com o título “Amigo da Juventude”. Na abertura, foram entregues 11 certificados à autoridades, entre elas o Governador, Medina, e representantes de movimentos sociais, como a militante da Marcha Mundial das Mulheres, Amanda Teixeira.  “A gente entende essa homenagem com um agradecimento coletivo aos movimentos de juventude. Sou uma mera mensageira de uma grande massa de juventude que quer muito que o Estado cresça mais ainda”, frisou.

Programação

A Conferência tem sequência neste sábado, 31, com plenária às 8 horas, candidatura dos delegados às 14 horas e votação das propostas a partir das 16h30. Serão escolhidas 22 propostas para serem levadas à Conferência Nacional de Juventude, agendada para o período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.