Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Será realizada em Palmas/TO uma oficina para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de municípios tocantinenses, promovida pelo programa Capacidades, do Ministério das Cidades. A oficina acontece nos dias 4 e 5 de Novembro no auditório do Bloco III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 30. A promoção do evento é do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento regional, Urbano e Habitação (Sedruh).

Segundo o Ministério das Cidades, a oficina é parte de um plano de capacitação, proposto pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, que visa divulgar a política nacional de mobilidade, propagar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema e  instrumentalizar os municípios para a elaboração dos próprios planos de mobilidade.

Para gestor da Sedruh, Aleandro Lacerda, a oficina é de fundamental importância quando se pensa em desenvolvimento regional e urbano. "Sabemos do relevante trabalho do Ministério das Cidades e estamos desde o início do ano trabalhando para trazer esta oficina a Palmas. Nosso objetivo é dar apoio capacitando técnicos de governos municipais, sobretudo aqueles que têm obrigatoriedade de elaboração de Planos de Mobilidade Urbana", comentou.

A oficina discutirá assuntos como a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), o Caderno de Referência para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) e o Controle e Participação Social na elaboração e implementação dos Planos de Mobilidade. O objetivo é capacitar técnicos de governos municipais para coordenar processos de elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana.

Inscrições

O público alvo são prefeitos e gestores municipais e estaduais, mas também podem participar representantes da sociedade civil atuantes no setor de mobilidade. Para isto, basta realizar a inscrição através do site (http://www.capacidades.gov.br/inscricao/index/id/368) até esta sexta.