Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Na companhia dos alunos da Orquestra Sanfônica da Escola Estadual Vila União e de capoeiristas, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, teve uma participação na 3ª Conferência Estadual da Juventude, que está sendo realizada em Palmas, até esse sábado, 31.

O secretário Adão falou sobre “A juventude e suas políticas territoriais” e, na ocasião, citou os elementos fundamentais, como base de reflexão para elaborar as políticas públicas, propostas pela Conferência. “A primeira coisa; não existe política específica para a juventude, esta é protagonista e objeto de todas as políticas públicas, enquanto momento de vida”, disse. Ele explicou que a juventude está inserida nas diretrizes de todos os órgãos governamentais e nas ações de educação, saúde, meio ambiente, cultura, que são planejadas de forma sistemática e integradas entre os órgãos governamentais.

A Conferência da Juventude foi aberta na manhã desta sexta-feira, 30, no Ginásio do Colégio Militar, e contou com a presença do governador Marcelo Miranda, do secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina, de diversas autoridades, educadores, líderes dos movimentos sociais e jovens.

Ricardo Ribeirinha, superintendente da Juventude, órgão realizador da Conferência, ressaltou a satisfação de ter a juventude mobilizada discutindo ações que poderão melhorar a sociedade.

“Para mim não existem dificuldades, existe humildade e vontade de trabalhar e é isso que faz a gente transformar o sonho em realidade. E o meu desejo é contribuir para a transformação do Tocantins”, frisou Ricardo Ribeirinha.

O Governador Marcelo Miranda parabenizou a organização do Colégio Militar. “Estes jovens estão na defesa educacional e social do Estado. Estamos preparando os nossos jovens para serem futuros governantes”, frisou. Na ocasião, Marcelo Miranda se referiu aos jovens que hoje estão na militância política.

O secretário da Juventude, Gabriel Medina, fez uma explanação sobre as políticas públicas para a juventude no País, falou da trajetória de alguns movimentos, citou a atuação dos pontos de cultura e das mobilizações regionais para a realização da conferência estadual. “O Estado sozinho não transforma a sociedade, esta tem que fazer a sua parte. Nós temos a responsabilidade de mudar a nossa escola, o nosso bairro e assim, melhorar o mundo”, ressaltou Gabriel.

A estudante Gelka Sousa, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Castro Alves, participou do evento para conhecer melhor as propostas para a juventude. “Os jovens devem aprender a levar o estudo a sério, porque somente assim, poderemos mudar a nossa realidade”, disse.

O estudante Gabriel Miranda, do Colégio Militar, afirmou que os jovens têm um papel preponderante na sociedade e para isso deve estar preparado. “Na escola aprendemos a ser mais críticos, não podemos ser alienados, temos que sugerir e propor mudanças”.

Conferência Nacional

As propostas que serão aprovadas na edição estadual da conferência, serão apresentadas na plenária nacional, que será realizada no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.