Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na manhã dessa quinta-feira, 5, mesmo sem reunião agendada, a presidência do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Tocantins (Sintras) reuniu-se diretamente com o secretário de Administração do estado, Geferson Barros, e exigiu do governo mais respeito aos servidores durante conversa. 

Na ocasião, o presidente Manoel Pereira de Miranda, informou que os servidores da saúde não estão mais suportando a situação "caótica, criada pela instabilidade financeira que atravessa o Estado, exigindo dos atuais gestores o cumprimento do acordo firmado, com pagamento do adicional noturno dos meses de agosto e setembro, insalubridade, plantões extras e ainda a renovação de contratos". 

Sobre o acordo, Manoel Miranda, pontuou principalmente a situação dos servidores que anteciparam os valores no banco, pois devido ao descumprimento das obrigações pactuadas pelo governo, segundo o Sintras, tornou-se um caos na vida dos trabalhadores da saúde.

Em relação ao encerramento dos contratos ele destacou que, se já havia clara insuficiência de profissionais para atender a demanda nos hospitais do Estado, com a dispensa desses trabalhadores, o quadro só tem a piorar e se tornar insolúvel. "Além de que esses profissionais contratados ha anos fazem parte do quadro funcional qualificado da Secretaria da Saúde, o que confirma o compromisso, competência e adequação na função que lhe foi confiada", afirmou. 

Por fim, foi reiterada ao secretário a necessidade da imediata renovação dos contratos, como dos auxiliares e técnicos de enfermagem, do quadro administrativo, dentre outros, amenizando assim a insuficiência de profissionais e proporcionando um melhor atendimento à população.

Manoel Miranda, encerrando, afirmou que o servidor da saúde não quer mais resposta mas sim efetivação das ações pactuadas em acordo e que estão em vigor.

Segundo informações do Sintras, o secretário Geferson Barros disse que compreendia as manifestações do sindicato e que, em curto tempo, apresentará resultado efetivo e possível para solucionar as questões levantadas, sempre com a observância dos critérios técnicos para viabilizar o atendimento às reivindicações.