Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Everton dos Andes é o idealizador do projeto Everton dos Andes é o idealizador do projeto
  • Programação da Feira da Cultura Negra em Porto Nacional

Acontece no próximo dia 20 de novembro na Praça Centenário em Porto Nacional a 1ª Feira da Cultura Negra/Afro-Brasileira no município. O evento inicia-se às 7 horas e acontece até à meia noite com shows, festival gastronômico, coreografias, palestras, entre outros, fazendo parte da programação. Diversos produtos estarão disponíveis para venda: bolos, queijos, castanhas, rapadura, tapiocas e muito mais. 

Entre os cantores com presença confirmada estão: Irineu de Palmira, Braguinha Barroso, Everton dos Andes, Banda D´Vinil, Doce Balanço, Mestre Nona, Rodrigo Pascoal, entre outros. 

O idealizador do projeto é o cantor tocantinense, historiador, professor e pesquisador da história e cultura afro-brasileira e popular no Tocantins, Everton dos Andes e Comunidade Artística Portuense. Everton é autor do projeto Suciologia que mapeia as festas tradicionais tocantinenses e já venceu diversos festivais, conquistando prêmios e editais culturais. Em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde deste sábado, 8, Everton afirmou que a articulação para que o projeto fosse colocado em prática iniciou no início de setembro e que o dia 20 de novembro foi o escolhido por ser tratar do Dia da Consciência Negra. "Na verdade era uma ideia antiga que a gente sentiu que o momento de coloca-la em prática seria agora porque nós temos um feriado em Porto Nacional. Porto Nacional é uma das poucas cidades do Brasil que se comemora feriado municipal no 20 de novembro", afirmou. 

Ainda de acordo com Everton, tudo indica que a feira será um sucesso. "Porque agrega muita gente, são várias pessoas envolvidas, instituições, todas de credibilidade, de peso e que abraçaram e estão conosco", disse. Everton dos Andes explicou que será feito um projeto piloto da primeira edição da Feira da Cultura Negra para que, a partir do registro, possa conseguir recursos e parcerias para a realização de novas edições, não só em Porto Nacional. "É uma feira que se pretende várias edições por ano, por exemplo, a nossa próxima jé tem data, no dia 13 de maio do ano que vem, a próxima edição em Porto. A Feira vai ter um caráter itinerante. A gente pode levar essa feira para qualquer lugar, só é preciso a gente estabelecer uma parceria com as instituições e os movimentos culturais locais para que a gente possa realizar isso", explicou. 

Parceiros:

Associação Raízes de Capoeira, Associação dos Artesãos de Porto Nacional, Associação dos Feirantes e Comidas Tipicas de Porto Nacional, Governo do Estado do Tocantins, Consaúde, Universidade Federal do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado da Cultura e Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Rede Municipal e Estadual de Educação, Nurba, Banda Sussa Tambor, Banda D´Vinil, Banda Doce Balanço, Banda Mestre Andre Mestre Nona, Rodrigo Pascoal, Fabrizia Silva, Marlonilton, Braguinha Barroso, Irineu de Palmira, Banda Mestre Adelino, dentre outros.