Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com a proposta de traçar o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) das unidades produtivas de agricultores familiares, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) dá continuidade às pesquisas que vêm sendo realizadas em comunidades rurais que fazem parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Nesta semana, de 9 a 15, os levantamentos para diagnósticos acontecem nos municípios de Filadélfia e Goiatins, beneficiando 46 famílias de agricultores. O estudo busca levantar as principais demandas das comunidades e servirão de base para implantar ações de melhorias.

As comunidades que serão visitadas nesta semana são: Associação dos Pequenos Produtores Rurais Bom Exemplo, (dias 10, 11) e Associação Coração do Tocantins (dia 12), ambas localizadas no município de Filadélfia. Já a Associação dos Trabalhadores Rurais Ilha Formosa, em Goiatins, recebe visita para levantamento nos dias 13,14 e 15. 

Segundo o superintendente de Agricultura Familiar da Seagro, Romão Gomes Vanderley a intenção é buscar identificar as necessidades estruturais dos projetos agrícolas em cada comunidade rural e, posteriormente, planejar ações estratégicas de melhorias nestas localidades.  “As principais demandas apontadas pelos agricultores nas visitas às comunidades, se referem à produção, organização social, comercialização dos produtos, educação e acesso as políticas públicas”, disse.

“Realizados os levantamento e seus respectivos diagnósticos, serão planejadas as ações para revitalizar os projetos agrícolas, promovendo a produção, geração de emprego e renda, além de melhorar a organização dos agricultores familiares”, completou.

Etapas

A pesquisa foi iniciada em setembro e até o momento 10 unidades produtivas do PNCF foram visitados. Nesta primeira etapa serão feitos 30 diagnósticos das unidades produtivas, perfazendo um total de 650 famílias beneficiadas.