Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (09), várias blitzes educativas sobre a prevenção a saúde do homem foram realizadas em pontos estratégicos de Gurupi.  Durante todo o mês de novembro, ações de prevenção e exames serão realizadas nos Postos de Saúde da cidade.

“Novembro Azul, é um mês de relembramos e conscientizarmos a classe masculina sobre a importância da prevenção a várias doenças, por isso em todos os Postos de Saúde da cidade estaremos realizando vários exames. Pedirmos que todo o homem faça a sua parte”, disse a secretária da Saúde de Gurupi, Suely Aguiar.

Segundo a coordenadora da Saúde do Homem de Gurupi, Cristiane Airosa, todos os tipos de exames de prevenção para homens estarão sendo realizados nas Unidades de Saúde. “Um dos exames mais importantes é o de câncer de próstata, por isso pedimos para que todos os homens a partir dos 45 anos procure um Posto de Saúde mais próximo”, explicou à coordenadora.

Sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do Inca é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.