Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) realizam nesta quarta feira, dia 11, a Feira do Jovem Empreendedor. O evento, que acontece das 16 às 20 horas, no campus da instituição em Palmas, é a última etapa do “Despertar”, incluso no Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, que tem por objetivo despertar nos jovens a predisposição para empreender.

Durante vários meses, cerca de 40 estudantes do IFTO receberam lições de empreendedorismo, sendo que a feira é o momento em que eles colocarão em prática seu aprendizado, comercializando com a comunidade os mais diversos produtos e serviços, transformando as suas ideias em oportunidades de negócios.

A organização da feira é realizada de acordo com a realidade de cada escola e das condições sócio econômicas dos estudantes, sendo que os próprios alunos são estimulados a buscar parcerias com lideranças, empreendedores locais e instituições, que contribuem para o sucesso do evento.

“O Despertar é um projeto que fomenta o empreendedorismo nos jovens para que os mesmos tenham condições de planejar sua vida e carreira, bem como contribuir para o desenvolvimento local”, comenta a analista técnica do Sebrae e responsável pelo projeto, Vanlucy Correia.

O empreendedorismo irá contribuir para que os alunos vivenciem aspectos da cidadania enquanto fator de responsabilidade social, contribuindo para uma mudança socioeconômica e favorecendo o desenvolvimento de futuros profissionais. Desta forma, eles tornam-se mais aptos a atuar em um mundo com novas relações de trabalho e a assumir o papel de empreendedores em quaisquer situações que se apresentem em suas vidas.