Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O deputado estadual Valdemar Junior (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins na manhã desta terça-feira, 10, fazer um apelo ao Ministério Público Estadual, que, segundo ele, tenta impedir que a empresa Rivoli, sob suspeita de outros contatos em anos anteriores com o Governo do Estado, realize a construção da nova ponte de Porto Nacional. “Nosso meio maior de escoamento é justamente essa ponte”, justificou.

O valor orçado para construção da ponte é R$ 100 milhões. Para o parlamentar, o questionamento do MPE é válido porém é baseado em contratos de anos e gestões anteriores. “O MPE está baseado em contratos passados feitos com a Rivoli, mas não pode ter o dom da premonição, não pode fazer adivinhos, não pode fazer conjecturações futuras”, disse. Segundo ele, embora a empresa tenha tido problemas em alguns contratos, por outro lado executou outras obras do Estado dentro do previsto.

O parlamentar pediu que se tenha complacência com a população de Porto Nacional "que deixe a obra ser realizada, que faça vistoria, mas não podemos penalizar uma população de mais de 50 mil habitantes que está enxergando agora na lavoura e no agronegócio a redenção da economia”, disse.

Também com base eleitoral em Porto Nacional assim como Valdemar, Toinho Andrade (PSD) disse que a cidade está com um prejuízo considerável por causa das restrições de tráfego na atual ponte que tem graves problemas estruturais. “O povo não pode ficar com o prejuízo”, desabafou.

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) também pediu a compreensão dos promotores. “Torço para que esta ponte de Porto comece assim que for possível”, afirmou.

O deputado petista, José Roberto Forzani, disse que o contrato futuro não pode ser suspenso apenas pela presunção de que pode haver irregularidades e problemas na obra. “Não pode ser pela presunção de que pode ter problemas, que vai parar a obra, talvez pode ser mais jogando para a plateia”, criticou.

A ponte

A empresa italiana Rivoli SPA foi contratada pelo Governo do Estado para construção da ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional. Conforme mostra o extrato do contrato a empresa fará a construção de 1.488 metros de ponte, implantação das estruturas de acesso à ponte envolvendo serviços de terraplenagem e pavimentação. O prazo estipulado para construção da obra é de 900 dias e o valor do contrato é de R$ 100 milhões.

Procurada pelo Conexão Tocantins a Secretaria Estadual de Infraestrutura informou que não há impedimento legal para que a referida empresa execute os serviços de construção da ponte sobre o Rio Tocantins na Rodovia TO-070.