Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O dia 15 de novembro foi de comemoração para 1.530 policiais militares do Tocantins que alcançaram a tão sonhada promoção na carreira militar. O governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira-dama, a deputada federal Dulce Miranda, e várias autoridades, promoveu 462 oficiais e 1.068 praças, além de sete tenentes-coronéis que alcançam o último posto do oficialato, o de coronel. A solenidade aconteceu na manhã deste domingo, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas/TO.

No dia em que se comemora a Proclamação da República, Marcelo Miranda destacou a importância da data para os brasileiros e tocantinenses, lembrando que ela representa a vitória daqueles que buscavam a paz e a prosperidade para toda nação. “Este 15 de novembro é mais do que especial para os tocantinenses. Tenho certeza que esta manhã ficará registrada nas páginas da história de muitas lutas e de reconhecidas vitórias”, ressaltou.

Marcelo Miranda lembrou que as promoções são resultado do esforço e do cumprimento do Estado à lei de promoção dos profissionais da PM. “Este momento representa, acima de tudo, o reconhecimento do mérito e da habilitação de cada um dos senhores e senhoras promovidos”, afirmou ao acrescentar: “Estou feliz e muito realizado porque este momento chegou na hora certa, com o resgate do cumprimento à nossa lei de promoção”, destacou.

Além de agradecer aos familiares dos militares, que dividem o tempo de sua rotina familiar para se dedicar a segurança dos tocantinenses, o governador reforçou que as promoções aumentam a responsabilidade e o compromisso de cada militar com a sociedade. “Que no exercício dos seus novos postos, Deus conceda sabedoria, lealdade, honestidade, humildade e todos os requisitos para oferecer aos tocantinenses um trabalho exemplar”, finalizou.

Reconhecimento

Para o comandante geral da Policia Militar, Coronel Glauber de Oliveira Santos, é impossível não estar emocionado e que ele sabe do esforço do governador Marcelo Miranda em cumprir, dentro dos parâmetros legais, a tão esperada promoção. “Depois de longos anos, por mérito dos senhores e dentro do que determina a Lei, o Governador nos proporciona esse momento de hoje. Eu só tenho a agradecer”, destacou.

O comandante geral também lembrou que a corporação da Polícia Militar está repleta de homens e mulheres altruístas, que agora podem resgatar os costumes e tradições da Instituição. “A carreira agora é pautada no mérito de cada um, já que todos foram avaliados de forma transparente e preencheram os requisitos da Lei”, afirmou.

Celebração

Para o agora promovido Capitão da Polícia Militar Vinicius Dourado Moreira Lima, o momento era muito esperado e de grande alegria pelo Governo do Estado ter resgatado um direito adquirido pelo militares. “Hoje é um dia especial para mim, para minha família e para meus companheiros porque estamos dando um passo nas nossas carreiras como militares. Eu me sinto muito honrado por assumir uma nova responsabilidade com o povo do Tocantins”, comemorou.

Familiares e amigos, que lotaram a grande praça do Espaço Cultural, estavam emocionados durante a cerimônia pela ascensão na carreira de maridos, filhos e amigos, como foi o caso da Luiza Nery, mãe do promovido Tenente-Coronel Alon Nery. Comovida, ela conta que a luta para alcançar a patente era um sonho, não só dela, mas de todos que o acompanham. “Sinto feliz e agradecida a Deus por tudo e por ter toda essa felicidade que uma mãe pode ter por um filho. Lutamos e hoje é um sonho realizado”, declarou.   

Legislação

O Governador Marcelo Miranda sancionou a Lei nº 3.028, do dia 4 de novembro, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 09, alterando as Leis nº 2.575 e 2.578, ambas de 20 de abril de 2012, na parte que especifica as datas de ascensão na PMTO. Com a mudança, as promoções serão realizadas, anualmente, nos dias 21 de abril e 15 de novembro.