Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Três escolas de dança da Capital resolveram unificar os objetivos e realizar o projeto "Palmas Para Dança", uma grande temporada de dança nas suas mais variadas performances. De 20 a 29 de novembro, Injoy, Contagius e Verbo ocuparão o Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, em apresentações dos espetáculos ‘Disney – Um sonho de viagem’, ‘O Mágico de Oz’ e ‘Haja Luz!’, respectivamente, em temporada de três apresentações. 

Os espetáculos envolvem um grande número de alunos, bailarinos, profissionais diretos e indiretos. “Ao mesmo tempo em que as escolas se apoiam e se fortalecem para a formação de maior plateia para a dança”, enfatiza a produtora executiva do projeto, Regina Reis, acrescentando que a proposta é tornar tradicional a execução do projeto “Palmas para a Dança”, como um evento constante na Capital.

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural, custeio com recursos próprios das escolas de dança, além de patrocínios de empresas privadas e colaboração de pais e familiares das alunas.

Sobre os espetáculos

Sob a direção geral de Lorena Gontijo, Meire Maria Monteiro e Raquel Galvão, com figurinos da Criatto, os espetáculos vão do clássico Mágico de Oz, à leveza lúdica da Disney, passando pela reflexão cristã de Haja Luz.

Em ‘Disney – Um sonho de viagem’, a Injoy – Centro Livre de Artes faz um tributo a filosofia e a vida de Walter Elias Disney, seu talento e a dedicação que tornou o seu sonho realidade, a Walt Disney World, "Onde os Sonhos se realizam". No espetáculo a Injoy traz um enredo de fantasia e imaginação, transbordando ao palco a mistura de nostalgia dos contos clássicos para os adultos e a magia dos personagens modernos para os filhotes. Apresentações no dia 21, às 18h30 e 20h30. Como a Injoy também tem turmas de música e teatro, o dia 22 será dedicado à Mostra de Música, às 18 horas, e à Mostra de Teatro, às 18h30.

Já a Contágius – Escola de Dança apresenta seu oitavo espetáculo, ‘O Mágico de Oz’, contando com a participação de todas as bailarinas e mesclando as técnicas do ballet clássico, contemporâneo e jazz. A obra original de L. Frank Baum é a  base da montagem que tem inclusive trilha sonora baseada no filme homônimo estreado em 1939. Sessões nos dias 24, 18h15 e 20h15, e 25, a partir das 20 horas.

Haja Luz, da Verbo – Escola de Dança reflete sobre a criação do mundo. Explorando na dança a conotação da grandiosidade, do fantástico que este episódio remete nas pessoais, inclusive nas temáticas controversas. As apresentações estão marcadas para os dias 27, a partir das 20 horas, 28, às 17 horas, e encerrando o projeto no dia 29, às 18 horas.

Ficha técnica:

Direção geral: Lorena Gontijo, Meire Maria Monteiro e Raquel Galvão

Produção Executiva: Regina Reis

Figurinos: Criatto

Iluminação: Mauro Guilherme

Cenotecnia: Arte em Cenna

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Palmas / Fundação Cultural de Palmas