Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, por causa disso, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, em Gurupi, terão um dia de apresentações e reflexões sobre a Consciência Negra.

“Estamos sempre estimulando nossos alunos, desde o início de sua convivência social nas escolas, a respeitar  as diversidades e valorizar as ações de cooperação e de solidariedade”, argumenta o secretário da Educação de Gurupi, Eurípedes Cunha.

 África Mãe

Segundo a diretora da Escola Orlindo Pereira, Luiza Oliveira Bringmann, a programação acontece no dia 20 de novembro a partir 14h e 30 min. “Esse trabalho já é realizado por nós, desde 2010, e é um dia especial, com atividades que dão uma visão geral da importante participação da cultura africana na formação da cultura brasileira, no que diz respeito à culinária, artesanato, ao vestuário e ao vocabulário africanos que fazem parte do nosso dia-a-dia, enriquecendo nossa cultura”, explicou a diretora.

Atividades

Gincana Literária, artesanato, pintura, dança e músicas africanas são alguns dos trabalhos que serão realizados pelos alunos da Escola Olindo. O objetivo também é a valorização das semelhanças e diferenças, respeito às diversidades, ações de cooperação, respeito e solidariedade, conhecer a África de ontem e de hoje, a história do Brasil contada na perspectiva do negro com exemplos na política, na economia, nas artes e na sociedade em geral.