Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação, Aleandro Lacerda foi eleito diretor da região norte no Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNHSDU) em reunião conjunta realizada na manhã desta quarta-feira, 18, na sede da Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação (ABC), em Brasília. O evento visa fortalecer a participação dos gestores na discussão do Programa Minha Casa Minha Vida 3, além de contribuir para a atuação política das entidades junto ao Ministério das Cidades.

A nova diretoria do FNHSDU é composta pelo presidente, na ocasião eleito o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia e cinco diretores das regiões do país. O secretário Aleandro Lacerda comentou sobre sua missão frente ao cargo: “Nessa diretoria terei a missão de ser interlocutor com os demais Estados da região Norte, afim de trazer nossas especificidades regionais, bem como experiências e gargalos da nossa política habitacional, no intuito de fomentar com o Governo Central e demais Estados para uma melhor aplicação dos programas habitacionais e regularização fundiária”, explanou o secretário.

Entre os assuntos debatidos na reunião, pôde-se destacar a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida - Sub 50 que contempla cidades abaixo de 50 mil habitantes. “Nosso foco é contribuir com a discussão e implementação do Sub 50, já que para o Tocantins o modelo implementado gerou uma série de problemas no passado que queremos evitar para o futuro. O modelo precisa ser aprimorado.” ressaltou o secretário Aleandro.

A reunião contou ainda com a participação de técnicos da Diretoria de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, na qual apresentou inovações e aplicabilidade do FGTS no Programa MCMV. A programação do Fórum segue na parte da tarde com a participação do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. 

ABC

A Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação é uma entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos estados e municípios. O principal objetivo dessa articulação é enfrentar o grande deficit habitacional, nos seus aspectos quantitativos e qualitativos, que atinge a população de baixa renda.

FNHSDU

O Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU tem como objetivo principal a unificação dos esforços dos Secretários responsáveis pelos setores de habitação e de desenvolvimento urbano, nos estados, Distrito Federal e municípios, visando o fortalecimento de políticas sustentáveis e transparentes que possam ser aplicadas por todos os Entes da Federação, de forma democrática, com foco voltado para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros.