Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Empresários dos municípios de Xambioá (TO) e Araguaína (TO), participaram de um seminário de negócios promovido pela Votorantim Cimentos, por meio da DVF Consultoria, no Hotel Tomazini, em Xambioá, no último dia 19 de novembro. O evento marcou o encerramento do Programa de Certificação de Fornecedores (Procef), que tem como objetivo auxiliar o micro, pequeno e médio empreendedor a melhorar a gestão de sua empresa. O Programa foi realizado de agosto a novembro de 2015, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Tocantins).

Essa é a primeira turma de fornecedores de Xambioá e Araguaína certificada pelo Procef. O Programa integra as atividades do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que a Votorantim Cimentos promove desde 2014 para impulsionar o desenvolvimento regional, por meio do oferecimento de consultorias especializadas, capacitações e encontros de negócios para os empresários adequarem suas empresas e torná-las mais competitivas.

Para a realização do Procef, os participantes foram submetidos a um diagnóstico para identificar a situação atual de cada empresa em relação aos requisitos da certificação. A partir do levantamento, os empresários receberam capacitação profissional em oficinas de planejamento empresarial, gestão financeira e tributária, marketing, segurança, saúde e meio ambiente. Além disso, o Programa também ofereceu suporte para a elaboração de um plano de ação para solucionar as lacunas que foram encontradas entre a avaliação e as oficinas.

José Sousa, proprietário da GPI Gráfica & Comunicação Visual, participou de algumas das ações promovidas pelo PDF em Xambioá. A empresa, fornecedora da Votorantim Cimentos, há seis anos trabalha com confecção de fachadas, adesivos, cartazes, placas de sinalização e adesivação de veículos. “Foram muitas as contribuições do PDF para evoluir o meu negócio, porque antes dessa experiência eu ficava muito restrito ao mercado local. A partir das capacitações e dos encontros que participei percebi novas possibilidades para ampliar minha atuação, além das oportunidades de melhorar os serviços que presto”, comentou.

Altair Bandeira, proprietário da Metalsul Reciclavéis, de Araguaína, é outro empresário que está inserido no PDF. Há 31 anos, Altair trabalha com reciclagem de sucatas, papel e plástico e também já prestou serviços para a Votorantim Cimentos. “Nos encontros e consultorias do PDF adquiri uma visão estratégica de mercado e obtive uma maior noção de gestão organizacional. Hoje, busco elevar os padrões de qualidade do meu negócio para voltar a ser parceiro da Votorantim Cimentos e, futuramente, atender outras empresas de grande porte”, disse.

O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Rodrigo Duarte Moura, destaca que os empresários que aderem ao PDF dão um passo importante para crescerem e superarem desafios. “Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento regional por meio da qualificação dos fornecedores, de forma que eles vislumbrem novas possibilidades para expandirem seus negócios. Com o fortalecimento dessa cadeia de empreendedores, a economia local também se fortalece, o que impulsiona a geração de renda e emprego para a comunidade”, afirmou.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 49 milhões de toneladas de cimento/ano*. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.