Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Marcelo Miranda se reuniu com 15 líderes do Executivo e empresários nesta última quarta-feira, 25, em São Paulo. Na ocasião, foram discutidas pautas com o objetivo de otimizar a competitividade do País, com a adoção de medidas que garantam a melhoria da eficácia, eficiência e efetividade do Estado brasileiro. Durante a reunião, foi feito um balanço das ações e discutidos os desdobramentos do projeto Pacto pela Reforma do Estado propostos durante o congresso do Movimento Brasil Competitivo, realizado setembro, também na capital paulista.

Para Marcelo Miranda, o encontro teve uma sinalização positiva. “A ideia é fortalecer a unidade dos governadores com a classe empresarial com o objetivo de discutir políticas públicas em todos os setores”, ressaltou, ao lembrar que a iniciativa se baseia em uma agenda de transformações compartilhadas.

A coalização público-privada crida com o Pacto pela Reforma do Estado já conta com a adesão de 16 governadores e do Movimento Brasil Competitivo, além do apoio de líderes empresariais. Nesse sentido, os debates tiveram como foco a melhoria da oferta de serviços prestados à população, sendo o Estado um indutor e facilitador do desenvolvimento e da competitividade brasileira.

Governadores e empresários concordam que o modelo atual de Estado deve ser revisto e defendem a criação de condições para que os gestores públicos possam administrar e gerenciar com maior capacidade. A agenda será trabalhada no âmbito estadual e federal, com a construção de propostas de curto, médio e longo prazo, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos. O processo de construção das ações será contínuo e envolverá as equipes técnicas dos estados.

Estados integrantes do Pacto

Até agora, aderiram ao Pacto pela Reforma do Estado: Beto Richa, Paraná; Camilo Santana, Ceará; Confúcio Moura, Rondônia; Fernando Pimentel, Minas Gerais; Geraldo Alckmin, São Paulo; José Ivo Sartori, Rio Grande do Sul; Luiz Fernando Pezão, Rio de Janeiro, Marcelo Miranda, Tocantins; Marconi Perillo, Goiás; Paulo Câmara, Pernambuco; Paulo Hartung, Espírito Santo; Pedro Taques, Mato Grosso, Reinaldo Azambuja; Mato Grosso do Sul; Ricardo Coutinho, Paraíba; Simão Jatene, Pará; e Rodrigo Rollemberg, Distrito Federal, que não pôde comparecer à reunião.