Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Gustavo Lima

Foto: Gustavo Lima

O deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) protocolou, nesta última terça-feira, dia 1º de dezembro, requerimento de Indicação nº 1617/15, que sugere a duplicação, por parte do Ministério dos Transportes, da ponte que liga Palmas até o distrito de Luzimangues – Ponte da Amizade e Integração.

O deputado e ex-governador do Estado explicou que é inegável que o distrito de Luzimangues já conta com demanda capaz de viabilizar a duplicação, “haja vista o grande número de carros e a necessidade crescente de se garantir a logística adequada para o abastecimento da capital Palmas e das demais regiões metropolitanas”, disse.

Com o constante crescimento da população e da economia do distrito Luzimangues, o trânsito tornou-se um problema complicado para os moradores e para a logística de distribuição da produção da capital Palmas. Apenas a Ponte da Amizade e Integração permite o acesso para a capital. Estima-se que o distrito de Luzimangues tenha aproximadamente 15 mil habitantes e dessa forma esse trajeto de ida e volta de Palmas está gerando grandes transtornos nos horários de fluxo (8 horas da manhã e 18 horas da tarde) e o problema tende-se agravar ainda mais com a demanda de caminhões advindos da BR-153.

Segundo Carlos Gaguim, é preciso melhorar a infraestrutura do Estado. “Faltam pontes como a de Xambioá e a nova ponte de Porto Nacional, essenciais para o escoamento de produção de grãos. Faltam eclusas e portos fluviais, que possibilitariam a logística hidroviária do nosso Estado e falta infraestrutura urbana, indispensável para o abastecimento da capital Palmas e para a viabilizar a distribuição pelo pátio multimodal de Porto Nacional. Por isso a duplicação da Ponte da Amizade e Integração é tão importante para o desenvolvimento econômico de Tocantins”, afirmou o deputado que é o coordenador da bancada de Tocantins.