Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Em seu primeiro compromisso público após assumir o executivo estadual, o governador em exercício, Osires Damaso (DEM), prestigiou, na manhã desta sexta-feira, 4, a formatura de 1.767 alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar (PM). A solenidade foi realizada no Colégio Militar de Palmas e contou com a presença de auxiliares do Governo e da comunidade escolar.

Para Osires Damaso, assumir o executivo estadual e ter como primeiro compromisso público a oportunidade de prestigiar a formatura de centenas de alunos em um programa de tamanha importância foi motivo de satisfação. “É maravilhoso começar esta importante etapa da minha vida pública participando da esperança de um Tocantins próspero, justo e com a nossa juventude distante das drogas”, disse o governador, advertindo sobre a necessidade da união de esforços para o desenvolvimento das potencialidades dos jovens, como forma de despertá-los para o exercício da cidadania.

Ele elogiou também o trabalho da Polícia Militar, a união com as famílias e a proposta educacional das unidades educacionais como vitais para a formação de uma juventude resistente à pressão das drogas e da violência de uma forma geral. “Vocês que concluíram este curso, sejam multiplicadores de um mundo sem drogas, longe da violência e próximos de uma vida saudável e muito mais feliz”, concluiu.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Oliveira Santos, parabenizou os educandos e explicou que o programa constitui uma das melhores iniciativas de inclusão social e, automaticamente, de combate à violência e às drogas no Estado. “A Polícia Militar não é apenas uma instituição militar, é também uma família preocupada com as questões sociais”, finalizou.

O Programa

O Proerd oferece atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, de forma a prepará-los para o futuro. O objetivo maior do programa é promover orientações com vista à formação de uma geração consciente do exercício da sua cidadania, com ênfase em ações de resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e à violência.

Atualmente, a Polícia Militar conta com 84 militares voluntários preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade, envolvendo pais, professores e alunos.  Os atendimentos do Proerd já são ofertados em 48 municípios do Tocantins, funcionando em praticamente todas as unidades operacionais da PM.

Desde que foi implantando no Tocantins, em 2002, até o ano de 2014, o Proerd já atendeu mais de 300 mil educandos. Em Palmas, no primeiro semestre deste ano, foram atendidos 2.500 alunos, que somados com a turma deste semestre chega ao número de 4.267 alunos atendidos.

No final de cada semestre, na conclusão do curso, as crianças elaboram trabalhos sobre o que aprenderam com o programa e, durante a Formatura, recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso diante da Polícia, da escola e da família de manterem-se longe das drogas e da violência.