Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa Governadores da Amazônia Legal estiveram reunidos com a ministra Izabela Teixeira Governadores da Amazônia Legal estiveram reunidos com a ministra Izabela Teixeira

O governador Marcelo Miranda e sua comitiva participaram nesta última segunda-feira, 7, em Paris, de vários eventos relativos à Conferência do Clima (COP-21).  Na ocasião, foram discutidos temas sobre a questão ambiental e debatido interesses dos estados que compõem Amazônia Legal.

No encontro intitulado de Acre Day (Dia do Acre), Marcelo Miranda conheceu o Cadastro Ambiental Rural (CAR) implantado naquele Estado, como exemplo de atuação nas áreas de Monitoramento e Controle. No seu discurso, o governador parabenizou o Acre pelo trabalho realizado e ressaltou que as experiências pioneiras desenvolvidas por eles, servem de inspiração para outros estados. “Os estados que compõem a Amazônia Legal precisam estar unidos pelos projetos em que possuem interesses em comum”, explanou.

Já no evento promovido pelo Mato Grosso, cujo objetivo era apresentar as estratégias daquele Estado para redução de emissão de CO2, Marcelo Miranda teve a oportunidade de articular junto a investidores brasileiros e estrangeiros projetos que possam ser desenvolvidos no Tocantins. Durante o seu discurso, o governador ressaltou as potencialidades do Estado na região do Brasil central e região Amazônica. Além disso, o governador destacou as potencialidades do Tocantins, evidenciando os pontos positivos da logística, que incluem aeroportos, ferrovias, estradas e um potencial para transporte hidroviário.

Finalizando sua agenda, Marcelo Miranda participou de evento na Embaixada do Brasil na França, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. No encontro, houve a assinatura do compromisso de desmatamento ilegal zero, assinado pelos Estados do Acre e Mato Grosso. Em seguida, ocorreu reunião de governadores e secretários do Meio Ambiente da Amazônia legal com a ministra Izabella Teixeira.

Integram a comitiva que acompanha o governador Marcelo Miranda durante viagem a Paris, a vice-governadora Claudia Lelis, a primeira-dama do Estado e deputada federal, Dulce Miranda, o secretário de Comunicação Social, Rogério Silva, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira.

COP-21

A Conferência das Partes sobre o Clima (COP-21) tem o intuito reunir propostas de mais de 150 países para diminuir a marcha do aquecimento global. Líderes de várias nações estão reunidos para discutir propostas e ações alinhadas com a necessidade de reduzir os impactos da mudança climática, limitando o aumento de temperatura no final do século a 2°C em relação aos níveis pré-industriais.

Amazônia Legal

Integram a Amazônia Legal, os estados do Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.