Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira, 15, uma portaria do Ministério do Esporte que libera mais de R$ 12 milhões de reais remetidos à Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os recursos patrocinados politicamente pelo deputado federal César Halum (PRB-TO), serão destinados à construção de um Complexo Olímpico que contará com um ginásio poliesportivo e uma pista de atletismo, ambos como suporte na formação de profissionais de educação física do Campus de Miracema.

Para Halum, essas obras estimularão a atividade física, o esporte profissional, promoverão mais recursos para práticas educacionais e abrangerão o direito ao lazer para as comunidades vizinhas ao Campus. “Investir na UFT é investir no futuro profissional de vários estudantes e melhorar a estrutura da Universidade, dando mais condições de aprendizagem para a formação de profissionais de educação física, formação de atletas, iniciação esportiva nas modalidades de atletismo e modalidades de quadra, podendo revelar vários talentos esportivos para o Brasil e o mundo, além de formar profissionais de educação física para as escolas tocantinenses, já que luto pela volta da disciplina na grade curricular”, disse.

O reitor da UFT, Márcio Antônio da Silveira, destacou a liberação dos recursos avaliando como uma conquista histórica para a Universidade. “Conseguimos algo muito significativo, e melhor ainda, sem precisar retirar nenhum recurso destinado de origem para o ensino, pesquisa e extensão. Construir uma universidade de uma década apenas, é assim, passo a passo. É um processo permanente de construção. Estou muito feliz”.

Complexo esportivo

A instalação do Complexo Esportivo do Campus da UFT de Miracema do Tocantins oferecerá área para a realização de treinamento de Atletismo, infraestrutura de condicionamento físico e musculação, laboratórios de fisiologia do exercício, salas de fisioterapia e massagem, lanchonete, salas para reuniões e espaço para atividades de relaxamento além de um ginásio poliesportivo.