Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) vai receber oficinas e apresentações circenses realizadas pela Cia Aleathorium Circus durante a programação do Dezembro Cultural. A ação é fruto do apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) a uma série de atividades artísticas e culturais ofertadas de maneira gratuita para a sociedade, com o intuito de despertar o fazer artístico e promover a circulação de produtos culturais no Tocantins.

Além de apresentações circenses e de teatro de rua que serão realizadas durantes os três dias de programação, sempre às 19 horas e abertas ao público, o projeto Dias de Circo no Palacinho também vai ofertar oficinas de malabares, palhaçaria, perna de pau e acrobacia de solo, com 20 vagas em cada oficina.

“Até 2008 a comunidade tocantinense só tinha contato com a arte circense quando, vez ou outra, se instalava um circo nos municípios. Então, resolvemos criar a Cia Aleathorium Circus, buscando promover a popularização da linguagem circense pelo estado”, explica o artista circense Carlos Neri Serra. De acordo com o artista, o projeto Dias de Circo no Palacinho tem como objetivo contagiar os tocantinenses com atividades voltadas para práticas e técnicas utilizadas no circo: “Com as oficinas de técnicas circenses os participantes poderão desenvolver habilidades, como expressão corporal e facial, coordenação motora, equilíbrio e improvisação”.

Para o diretor de ação cultural, Piettro Lamonier, a iniciativa é uma oportunidade para que a população tenha acesso a atividades culturais, especialmente com a arte circense. “Um evento onde temos oficinas e apresentações traz uma possibilidade para o público de poder experimentar o fazer artístico e entender a importância da arte e cultura em nossas vidas”, ressalta.

Cia Aleathorium Circus

Fundada em 2008, o grupo foi a primeira Companhia de Circo do Tocantins, realizando apresentações itinerantes pelos municípios tocantinenses. O objetivo principal da sua criação é o de fomentar, desenvolver, fortalecer e disseminar a arte circense por todo o estado.

Programação dias de circo no Palacinho

Dias 18, 19 e 20

19 horas - Apresentação de números circenses (aberto ao público)

Dia 19

9 horas - Oficina de Malabares

Público alvo: qualquer cidadão interessado em aprender, com idade superior a 12 anos.

14 horas - Oficina de Palhaçaria

Público alvo: qualquer cidadão com interesse em aprender, com idade a partir de 15 anos.

Dia 20

9 horas - Oficina de Perna-de-Pau

Público alvo: qualquer cidadão interessado aprender, com idade a partir de 12 anos.

14 horas - Oficina de Acrobacia de solo

Público alvo: qualquer cidadão interessado em aprender, com idade acima de 10 anos.