Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Tocantins, requereu licença de 121 dias para tratamento de saúde na sessão desta quarta-feira, dia 16. O deputado explicou que em função dos últimos exames feitos terá que dar um tempo para combater a enfermidade que ora passa. Paulo Mourão apresentou à Mesa Diretora laudos médicos, ressonâncias magnéticas e radiografias que comprovam sua incapacidade de executar as funções parlamentares e a necessidade do afastamento das atividades. Em seu lugar assumiu na sessão desta quinta-feira, dia 17, o suplente do partido José Salomão (PT), da cidade de Dianópolis, região sudeste do Estado. 

José Salomão declarou que é com muita satisfação que assume a vaga de deputado em substituição ao deputado Paulo Mourão. “É uma missão bastante difícil, devido à competência e articulação que todos temos a respeito do nosso líder”, afirmou.

O deputado diz que neste período tem como preocupação estabelecer prioridades com relação a alguns assuntos como “o atendimento à saúde; o problema recorrente da seca na região sudeste, um assunto que preocupa todos nós que vem se agravando a cada ano; a questão da pavimentação e conservação das nossas estradas; também temos o Campus da Unitins de Dianópolis, é prioridade nossa batalhar pela construção da sua sede, enfim são vários assuntos de interesse da nossa região sudeste que já foi rotulada de corredor da miséria e hoje é o corredor da esperança, só precisa de uma ação mais eficaz do poder público”, enumerou.

 Boas Vindas

O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) falou em nome dos demais parlamentares para saudar o novo deputado, lembrando que conheceu Salomão ainda na sua adolescência e elogiou o currículo do parlamentar destacando sua trajetória de vida. “Sabemos que o senhor foi funcionário público federal da Câmara dos Deputados, tendo sido uma das peças importantes para a figura do ilustre deputado Inocêncio Oliveira. Como membro da Comissão de Estudos do Norte Goiano -  Conorte, foi um dos homens que ajudaram a edificar, construir e tornar realidade o sonho de todos os tocantinenses”, ressaltou.

Os deputados José Roberto e Amália Santana, colegas de partido, destacaram a experiência de José Salomão, ressaltando que o parlamentar tem um vasto serviço prestado a sociedade. 

Perfil 

Formado em Direito e Administração, José Salomão Jacobina Aires é funcionário público aposentado da Câmara dos Deputados. José Salomão tem 68 anos e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) há 18 anos. Divorciado, tem três filhos: Carolina, Celso e Cristiano Cavalcante Aires, e quatro netos. Aos 15 anos deixou a terra natal Dianópolis para estudar em Goiânia-GO. Um ano depois se mudou para Brasília, onde concluiu o ensino médio e posteriormente foi aprovado para o curso de Direito na Universidade de Brasília- UNB. Formou-se em 1970 e foi estudar Administração no Uni-Ceub. Nesse período fez concurso para oficial de justiça do Tribunal de Justiça, onde trabalhou por três anos, até passar em concurso para auxiliar legislativo na Câmara dos Deputados, onde trabalhou por 30 anos. Só retornou para Dianópolis após a aposentadoria, quando entrou para a política. Foi membro da Comissão de Estudos do Norte Goiano - Conorte. Em 2003 assumiu o cargo de deputado por 121 dias em função de licença médica do deputado José Santana (PT). Foi prefeito de Dianópolis por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Na última eleição para deputado estadual, em 2014, obteve 10.219 votos, ficando como suplente. “Agora estou aqui assumindo essa responsabilidade de substituir uma figura do perfil de Paulo Mourão, que merece todo o nosso reconhecimento por sua capacidade e competência, para mim é uma responsabilidade muito grande, ele talvez seja um dos melhores quadros do partido no nosso Estado”, frisou.

Recuperação 

Ainda na sessão de quarta-feira, dia 16, o deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) desejou êxito ao tratamento de saúde do deputado licenciado Paulo Mourão. “Desejo que vossa excelência deputado Paulo Mourão obtenha pleno êxito, que se recupere e que conte com a torcida e as orações de todos os seus pares, porque é principalmente no embate que o respeito cresce e eleva o nível do parlamento ganhando também o respeito da sociedade, porque aprendemos, sobretudo quando sabemos conviver com as divergências e com elas crescemos. Em nome da minha família e dos nossos companheiros, da liderança do meu bloco, desejo tenha pleno êxito e retorne à esta Casa o quanto antes, porque com toda certeza todos sentiremos falta, não apenas dos nossos embates, mas da nossa boa convivência”, destacou.

O deputado Olyntho Neto (PSDB) parabenizou Paulo Mourão pela condução das tratativas das discussões referente ao PPA e a LOA. “Considerando que terá que se ausentar por alguns dias, quero parabenizá-lo de público na frente de todos os colegas por todas as discussões e pela condução como líder do governo e nas articulações para que os projetos da Lei orçamentária anual e do plano plurianual pudessem ser votados hoje”, frisou. O deputado José Roberto (PT) também desejou sucesso no tratamento. “Queria desejar ao companheiro Paulo Mourão que seja vitorioso nesse tratamento”, afirmou.