Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os conselheiros tutelares de Tocantinópolis eleitos para o quadriênio 2016/2019, foram submetidos a uma capacitação sobre legislação e procedimentos relacionados à garantia dos direitos da criança e do adolescente, na cidade de Augustinópolis, no extremo norte do Estado de 14 a 17 de dezembro.

A participação no evento foi possível graças à Prefeitura de Tocantinópolis, que garantiu a ida dos cinco conselheiros no encontro, que teve como objetivo capacitar os novos conselheiros tutelares, bem como reciclar os conhecimentos dos atuais que venham a ser reconduzidos, de forma a dar-lhes noções gerais dos limites de sua atuação.

Durante a programação houve palestras, estudos de casos e debates para o aprimoramento do conhecimento quanto à legislação que garante os direitos das crianças e adolescentes. A posse dos novos conselheiros titulares acontecerá no dia 10 de janeiro do próximo ano.

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lázaro Leite, explicou que foram apresentados diversos assuntos relacionados à atuação dos conselheiros e os serviços ofertados pelas políticas de proteção e assistência social à criança e ao adolescente, além da exposição das questões atinentes a estrutura e funcionamento do Conselho Tutelar e quanto aos direitos e deveres dos conselheiros.