Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Filho

Um total de 500 famílias encerraram a espera pela conquista da casa própria durante a cerimônia de entrega das primeiras casas aos novos moradores do Residencial Lago Azul 3. O evento aconteceu na tarde desta última segunda-feira, 4, em Araguaina/TO.

Desde o sorteio público, realizado em julho, foram seis meses de trâmites legais, apresentação de documentos, sorteio de endereços, vistorias, até a entrega das chaves. “Essa vontade de ter a casa própria está se concretizando hoje, e eu fico extremamente feliz de poder participar desse momento com o secretário Geraldo Silva. Serão ao todo duas mil famílias que poderão falar ‘essa casa é minha, a rua, a calçada, o terreno também agora são minhas responsabilidades! E ninguém mais pode me tirar!’”, enfatizou o prefeito Ronaldo Dimas.

Dimas também ressaltou a importância das creches, unidades públicas de saúde e centro de assistência social que estão sendo construídos, além do parque urbano para proteger a nascente localizada próximo ao bairro. “Todos esses equipamentos trarão o lazer adequado aos moradores e disponibilizar uma moradia com maior qualidade”, pontuou.

Além do prefeito e do secretário da Habitação, Geraldo Silva, diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia, como o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, Marcus Marcelo; o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Urbano e da Habitação do Tocantins, Aleandro Lacerda, representando o governador Marcelo Miranda; os deputados federal César Halum e estadual Elenil da Penha; além da superintendente regional da Caixa, Silvia Leandra, vereadores, secretários e moradores. A presidente Dilma Roussef falou com os moradores através de telões ao final do evento.

Cidadania

O deputado estadual Elenil da Penha e o deputado federal César Halum falaram sobre o ato de cidadania ser fundamental para quem está na política. “Muitas vezes nós que estamos no meio político somos julgados, mas ninguém melhor do que a gente pra entender como trabalhar com uma política justa, alegra todo um povo e ajuda a construir uma cidade melhor”, disse Elenil.

Ele ainda falou sobre a busca por recursos feitas por Dimas a Brasília. “Essas casas é fruto do trabalho árduo do Ronaldo em Brasília. Quantas e quantas viagens até que este sonho seja realizado hoje”, acrescentou o deputado.

César Halum também frisou a importância de uma política preocupada com o sonho das pessoas. “O governo tem que existir para ajudar o povo, e o povo pode ajudar o governo valorizando e cuidando de suas moradias e do bairro, isso é colaborar com nosso trabalho”, pontuou.

Responsabilidade e moradia

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Urbano e da Habitação do Tocantins, Aleandro Lacerda, receber as casas faz parte de uma nova etapa na vida da cidade. “Cada uma pessoa sabe da importância de se ter uma casa por merecimento. Não vendam, não troquem, mantenham o terreno limpo, cuidem do sonho de vocês”, apontou.

Cada casa tem valor estimado em 60 mil reais, com 100% de recursos aplicados pelo Governo Federal, custando mais de 30 milhões de reais do Governo Federal, e gerando benefícios para mais de 2 mil pessoas de Araguaína que estão saindo do aluguel para financiar a casa própria. O acompanhamento das famílias será feito durante os anos de financiamento. As autoridades do evento alertaram sobre medidas cabíveis com o Ministério Público Federal, caso as casas não sejam usadas para moradia.

Araguaína possui o maior programa habitacional da região Norte do Brasil. São 6.610 casas no total, sendo 2.530 no residencial Lago Azul, 2.200 nos residenciais Construindo Sonhos e Costa Esmeralda, e quase 900 no Parque do Lago e outras 1.000 que serão contratadas no Residencial Primavera, que fica próximo ao Setor Barros.