Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Parte do teto do Palmas Shopping caiu na noite desta quinta-feira, 7, o que assustou várias pessoas que estavam no local. Sobre o incidente  o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) informa que após dado o primeiro atendimento por uma equipe de resgate do CBMTO, foi encaminhada uma segunda equipe composta por técnicos ao local na manhã desta sexta-feira, 8, para realizar procedimentos de inspeção. A equipe foi acompanhada por representantes da direção e engenharia do shopping.

O Corpo de Bombeiros ressalta que a edificação encontra-se com a Certidão de Regularidade vencida junto ao CBMTO. O local passou por uma vistoria em novembro de 2015, onde foram constatadas algumas pendências nos sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico, que ainda está sendo providenciada a devida adequação pela administração do shopping. Durante a inspeção desta sexta-feira, foi exigido um laudo técnico das condições estruturais do prédio.

No local, também está sendo edificado um terceiro pavimento onde será instalada uma unidade educacional privada. Os bombeiros ressaltam ainda que o projeto de ampliação  já foi protocolado no CBMTO, e está em fase de análise pela equipe técnica de Engenheiros do CBMTO e que posteriormente será emitido parecer.

O estabelecimento está funcionando normalmente nesta sexta-feira, 8.

Palmas Shopping

A assessoria de imprensa do Palmas Shopping informou que a estrutura foi avaliada e liberada pelo Corpo de Bombeiros depois do incidente.

Segundo a assessoria, o laudo técnico realizado pelo engenheiro Humberto Rezende constatou que a "sanca", item decorativo do forro, cedeu devido à infiltração de água da chuva que caía no momento do fato.

O incidente ocorreu com a queda de parte da estrutura de gesso acartonado no formato de “sanca”, situada no forro da praça de alimentação do Palmas Shopping. Para evitar que tal fato ocorra novamente está sendo feita toda uma revisão da vedação da cobertura do Shopping. 

Segundo a assessoria do Palmas Shopping todas as providências para a renovação do certificado junto aos bombeiros já foram tomadas. Em novembro tivemos uma vistoria por parte do corpo de bombeiros e na mesma foram solicitadas adequações com relação à localização de extintores de incêndio, placas de sinalização, dentre outros itens. Neste período foram realizados os ajustes requeridos pela corporação e uma nova vistoria será realizada.

Ainda segundo  a assessoria de imprensa, o ocorrido na praça de alimentação não tem ligação os ajustes solicitados pela equipe de bombeiros. (Atualizada às 18h40)