Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O curso é uma ação de incentivo, aliado ao programa de melhoramento genético

O curso é uma ação de incentivo, aliado ao programa de melhoramento genético Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro O curso é uma ação de incentivo, aliado ao programa de melhoramento genético O curso é uma ação de incentivo, aliado ao programa de melhoramento genético

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas Alta Genetics do Brasil e Mundo Animal e Representação continuam com as atividades do curso de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), ao longo de 2016.  O primeiro deste ano será realizado ainda este mês, de 26 a 29, no Centro Agrotecnológico de Palmas. As demais etapas do curso acontecerão, no último final de semana de cada mês até outubro deste ano.

O curso é direcionado a gerentes de fazendas, tratadores, pecuaristas, acadêmicos de ciências agrárias e pessoas interessadas no uso da tecnologia da inseminação artificial. De acordo com o médico veterinário e instrutor do curso, Marcelo Genero Ferreira, essa é uma oportunidade para todos os interessados. “Este ano, mais uma vez, estamos disponibilizando este curso como uma forma de mais incentivo aos produtores tocantinenses, visando um rebanho bovino de qualidade”, disse.

Para zootecnista e gerente de Pecuária da Seagro, Marcos Cione Fernandes, o curso é um reforço das ações da Secretaria da Agricultura para promover o aumento da produção bovina no Estado, usando as tecnologias mais avançadas na pecuária de leite e corte. “É mais uma ação de incentivo, aliado aos programas de melhoramento genético, visando à melhoria do rebanho bovino do Tocantins”, enfatizou.

Melhoramento Genético

Em 2015, programa de Melhoramento Genético, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Seagro, completou 10 anos, com 63 municípios contemplados, 798 produtores atendidos e 17 mil matrizes bovinas inseminadas. A meta para 2016 é realizar cinco mil inseminações em 250 propriedades rurais.

Contato

Os interessados em participar do curso devem ligar ou procurar a Diretoria de Políticas para Pecuária da Seagro. Telefone: (63) 3218-2121. Endereço: 112 Norte, AV – NS 10.

Programação 2016:

Janeiro – 26 a 29

Fevereiro – 23 a 26

Março - 29 a 01

Abril -  26 a 29

Maio - 31 a 03

Junho - 28 a 01

Julho  - 26 a 29

Agosto - 30 a 02

Setembro - 27 a 30

Outubro - 25 a 28