Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo de nova turma do Curso Técnico em Florestas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em Palmas. Estão sendo oferecidas 60 vagas (30 no período matutino e 30 no vespertino) para o primeiro semestre de 2016. Todas as informações necessárias para participar da seleção e o formulário de inscrição estão no edital, disponível no endereço http://www.senar.org.br/processo-seletivo?estado=TO. As inscrições seguem até o dia 17 de janeiro.

Para a inscrição, o interessado deverá informar os dados pessoais, a seleção do período de estudo (matutino ou vespertino) e fazer o correto preenchimento do formulário de inscrição. Após a inscrição on-line, o candidato deve entregar na secretaria do curso fotocópia - com apresentação conjunta dos originais ou autenticados em cartório - dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF e histórico escolar e diploma de Ensino Médio ou declaração de conclusão do Ensino Médio. Os documentos acima listados deverão ser entregues no período de 18 a 22 de janeiro.

A assessora técnica do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) do Senar, Iara Grillo, destaca que o Senar vem fortalecendo as suas ações de formação técnica para a qualificação da mão de obra e para atender a demanda neste segmento, assim como o franco crescimento do setor florestal e de bioenergia no Estado do Tocantins. “Com êxito, fechamos em 2015 o primeiro ano letivo do Curso Técnico em Florestas. No final de outubro de 2016 teremos a certificação desses jovens, que estarão aptos a atuar no mercado de trabalho”, afirma.

Oferecido na modalidade presencial e com uma carga horária total de 1.565 horas (1.200 horas de aulas e 365 horas de estágio supervisionado), o curso Técnico em Florestas proporciona novas oportunidades aos jovens e novos caminhos para aumentar a renda nas propriedades rurais. A superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, destaca que um dos diferenciais da formação é o ensino atrelado à prática, com aulas em campo e acesso a equipamentos de precisão, como simuladores virtuais de colheita florestal. As aulas ocorrem no Centro de Formação Técnica em Florestas – primeira unidade de ensino do Senar credenciada no Ministério da Educação (MEC) – instalado em Palmas/TO.

Prazos

Inscrições para o processo seletivo: até o dia 17/01
Entrega de documentos: 18/01 a 22/01
Análise curricular: 25/01 a 27/01
Divulgação da classificação final: 28/01 e 29/01
Matrículas: 01/02 a 05/02
Início das aulas: 02/02