Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dirceu Leno

A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram na manhã do último domingo, 10, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ato solene de posse dos conselheiros tutelares que estarão à frente do Conselho Tutelar de Tocantinópolis no período de 2016 a 2019.

O pleito, realizado no dia 4 de outubro de 2015, elegeu cinco novos conselheiros. Foram empossados Aldejúnior Pereira, Roseni Fernandes, Ildenei (Dinê), Cláudia Alves e Cristiane Silva, que comporão as vagas de eletivas do primeiro escalão do Conselho Tutelar. Durante o ato solene, foram empossados ainda como suplentes Lindonete Silva, Edleuda Ribeiro, Terezinha de Jesus, Alan Almeida e Eliumira Rodrigues.

Os novos conselheiros tutelares assumiram seus postos nesta segunda-feira, 11, definindo as ações e trabalhos que serão desenvolvidos ao longo desse mandato que encerra daqui a quatro anos.

A secretaria de Assistência Social, Walderice Silva parabenizou os nomes membros e de destacou o trabalho da instituição no município. “O Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente trabalha lado a lado com o Conselho Tutelar. Quero parabenizar os conselheiros tutelares que estão tomando posse hoje, que eles posam ter sorte, sabedoria nesses quatro anos que seguem o trabalho deles. Que possam estar trabalhando juntos com a rede socioeducativa do Ministério Público, Polícia Militar, Creas, CRAS, enfim, todos os órgãos e entidades que fazem parte dessa rede”, disse.

O conselheiro Aldejúnior Pereira pediu apoio para os novos membros da instituição e enfatizou o trabalho a ser realizado durante esses quatro anos de mandato. “Sem essa união e a parceria, o Conselho não conseguirá dá um passo sequer. Por isso pedimos o apoio de toda essa rede e com certeza o Conselho Tutelar será amigo de toda essa rede, do Creas, do CRAS, do poder executivo, judiciário e legislativo. Vamos trabalhar ombro a ombro empenhados em proporcionar um ótimo e excelente trabalho para nossa comunidade tocantinopolina, em prol das nossas crianças e de nossos adolescentes. O Conselho Tutelar é amigo da sociedade, da comunidade e da família”, disse.

Aldejúnior disse ainda que pretende desfazer a visão negativa que muitos têm a respeito do Conselho propondo novas ideias e novos objetivos para toda a sociedade e assistidos. “O Conselho veio para ajudar e vai continuar ajudando as famílias que necessitam de um apoio, de um conselho, de uma conversa amiga e com essas parcerias teremos êxito”, disse

O juiz de direto da Comarca de Tocantinópolis, Arióstenis Guimarães Vieira disse que nesses três anos que reside no município percebeu que o trabalho do qual vem sendo prestado pelo Conselho Tutelar é bastante notório e significativo para a sociedade. “Parabenizo os novos conselheiros e que todos sejam atuantes em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destacou.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Aderson Buxim (PR) esteve representando o prefeito Fabion Gomes na solenidade e aproveitou para destacar o trabalho do Conselho e o projeto de lei que tramita na Casa de Leis em favor dos conselheiros tutelares. “Como o prédio do Conselho fica em frente à Câmara, os conselheiros sempre conversam comigo sobre as dificuldades, os riscos que eles passam, então eu gostaria de pedir tanto em nome do prefeito que valorize mais os conselheiros tutelares. Inclusive lá tem um projeto para equiparar o salário dos conselheiros aos dos diretores do município e todos os vereadores estão empenhados em insistir com o prefeito para melhore os salários dos conselheiros”,disse.

No ato solene também estiveram presentes os vereadores, Zullias Amoury (DEM) e Eleny Araújo (PSC); o presidente do CMDCA, Lázaro Gomes; o secretário de Esportes e Juventude e Políticas sobre Drogas, Edilson Vieira; o tenente Eduardo Ferreira, que na oportunidade representou o comandante da 5ª CIPM, Fioravan Teixeira; a coordenadora do CRAS, Ana Célia Lima; a coordenadora do CREAS, Rosângela Rosa de Jesus e os alunos da Banda Municipal de Tocantinópolis.