Economia

Foto: Divulgação

Gurupi foi eleita a sexta melhor cidade do interior do Brasil em infraestrutura e que oferece condições adequadas de moradia para seus moradores. O município foi ranqueado pela pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios” elaborada pela revista de circulação nacional Exame. Gurupi é o município tocantinense com melhor colocação. Inclusive, a outra cidade do Estado que figura no ranking é Porto Nacional, que se encontra na 81° posição.

O prefeito Laurez Moreira comemora o resultado. “Estamos trabalhando para que Gurupi se destaque cada vez mais no ranking da melhoria da qualidade de vida e no oferecimento de condições adequadas para investimentos”, afirma.

O estudo levantou informações de 348 municípios brasileiros com 50 mil a 100 mil habitantes – responsáveis por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional - que se destacam pelo desenvolvimento em infraestrutura. “Com a construção do Polo de Cargas da Ferrovia Norte Sul em Gurupi as facilidades de escoamento e transportes serão ampliadas ainda mais”, destaca o prefeito Laurez.

De acordo com a reportagem disponível no site da revista Exame, “o ranking leva em conta três indicadores, como o número de casas com internet fixa de alta velocidade, índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água.”

Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 12 pontos. Gurupi conseguiu 2,748 pontos.

A pesquisa

Vinhedo, pequeno município do interior de São Paulo (e muito conhecido por sua tradicional festa da uva), é quem encabeça o primeiro lugar entre 100 cidades com 50 mil a 100 mil habitantes que proporcionam condições adequadas de moradia  para seus habitantes.

Confira o link da reportagem completa da revista Exame: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/100-cidades-pequenas-que-dao-um-show-em-infraestrutura

Por: Redação

Tags: Gurupi, Porto Nacional, Revista Exame