Geral

Foto: Valério Zelaya

Os preparativos para a realização da Paixão de Cristo 2016 estão em ritmo acelerado nos trabalhos da Cia Art’Sacra. O espetáculo que é considerado o maior do Estado já tem data, horário e local definidos – dia 25 de março, às 20 horas, no Estádio Nilton Santos, em Palmas. A apresentação será única e a entrada continua sendo 1 kg de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal.

No ano de 2014 o espetáculo foi encenado no estádio e nesta 14ª edição o local volta a sediar o evento. De acordo com o presidente da Art’Sacra, Valdeir Santana, o espaço é uma grande conquista, pois permitirá a construção de uma cidade cenográfica, construída com todos os cuidados necessários para fazer o diferencial dos demais espetáculos da Paixão de Cristo já realizado pela Cia. “O estádio Nilton Santos é o lugar ideal para essa construção cenográfica, sem contar a visão privilegiada da plateia”, comenta.

Segundo Santana, a estrutura do estádio permite uma melhora nas instalação dos equipamentos de sonorização, iluminação e telões, dentre outros, sem que prejudique a visão da plateia. “O espaço já tem uma estrutura pronta com banheiros, arquibancadas, sinalizadores, estacionamentos e tudo isso reduz os investimentos financeiros para o evento, uma vez que nossa instituição é sem fins lucrativos e se mantêm de doações, parcerias e patrocínios”, complementa.

Ensaios

A expectativa é de que nesta 14ª edição do evento cerca de 400 pessoas integrem a equipe, dentre atores, produção e equipe técnica. Os ensaios já se iniciaram a cerca de três meses, mas ainda há vagas para integrar a equipe. Interessados em participar, podem se inscrever pelo site oficial da Cia – www.artsacra.com no link Cadastro, Paixão de Cristo 2016. Podem participar pessoas de todas as idades, com ou sem experiência e de todas as religiões. De acordo com o diretor, Valdeir Santana, ainda faltam muitos personagens a serem preenchidos, como discípulos, sacerdotes e soldados, dentre outros.

Com uma produção estimada em R$ 200 mil, o grupo realiza constantes ações beneficentes em prol de arrecadar fundos para a realização do evento, como bazar beneficente, quitanda de alimentos, ação entre amigos e eventos sociais. A próxima iniciativa será a “Feijoada Beneficente da Art’Sacra”, que acontecerá no domingo, 24, ao meio-dia, no Clube do ASTJ – Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça, em Palmas.  O valor do ingresso para a feijoada é de R$ 20,00,  o evento contará com animação da banda de pagode Oh Delícia e contará ainda com sorteio de um tablet. Os ingressos são limitados e já podem ser reservados.

História

 A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas. A Art´Sacra recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação.