Educação

Foto: Adilvan Nogueira  Alunos da Escola Estadual Meira Matos, localizada em Luzimangues Alunos da Escola Estadual Meira Matos, localizada em Luzimangues

A Secretaria Estadual da Educação inicia, nesta segunda-feira, 18, o período de renovação de matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2016. Os pais ou responsáveis pelos cerca de 180 mil estudantes das escolas estaduais do Tocantins devem se dirigir às escolas para confirmar o preenchimento da vaga até o dia 22 de janeiro.

No caso dos alunos que foram transferidos pelo processo automático e o estudante não concorde com a unidade de ensino na qual foi alocado, o mesmo deverá preencher o termo de desistência de vaga na secretaria da escola, sendo considerado a partir de então, aluno novato.

“A expectativa da Seduc é atender a demanda dos estudantes da rede estadual sem intercorrências e posteriormente também daqueles que pleiteiam novas vagas. Ressaltamos que a confirmação na escola é necessária para efetivar a matrícula”, destacou o gerente de Certificação, Normatização e Gestão Escolar da Seduc, Ronã Alves Martins.

Alunos Novatos

Após o período de renovação será a vez de os alunos novatos se matricularem, nos dias 23 a 29 de janeiro. A solicitação da vaga será feita pela internet, no site http://seduc.to.gov.br ou pelo telefone 0800-635050, que funcionará das 8h às 20h. Os alunos que assinaram o termo de desistência da transferência automática também deverão requerer nova vaga.

No ato da solicitação o sistema informará o número de protocolo que deverá ser guardado, pois será necessário para confirmar a alocação da escola pretendida e na efetivação da matrícula que acontece de 3 a 5 de fevereiro.

De acordo com o calendário escolar, disponível no site da Seduc, o ano letivo de 2016 está previsto para iniciar no dia 15 de fevereiro.

Casos específicos

Dentre as escolas estaduais, 11 unidades não participarão da Matrícula Informatizada 2016, dentre elas as escolas que possuem processo seletivo para ingresso e as do sistema prisional. Nestes casos os estudantes deverão procurar a secretaria da escola para mais informações a respeito do processo de matrícula.

As unidades escolares são: Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha (Araguaína); Escola David Aires França (Arraias); Escola Estadual Lacerdino de Oliveira (Colinas); Colégio Estadual Duque de Caxias (Palmas); Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros (Palmas); Escola Estadual Beira Rio (Palmas); Colégio da Polícia Militar (Palmas); Colégio da Polícia Militar da 403 Sul (Palmas); Escola Estadual Brasil (Porto Nacional); Escola Família Agrícola (Porto Nacional) e Escola Estadual Alfredo Nasser (Porto Nacional).