Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições de produtores rurais para as capacitações do projeto ABC Cerrado. Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas.

Em 2015, o Senar Tocantins realizou cinco Seminários de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado, com a participação de mais de mil produtores rurais de todo o Estado e a presença do presidente do Sistema Faet/Senar Tocantins, Paulo Carneiro.

“A Capacitação é a porta de entrada dos produtores rurais no Projeto. O ABC Cerrado, fornece ainda de forma gratuita ao produtor, assistência técnica e gerencial, mas para poder contar com essa consultoria ele precisa fazer uma das quatro capacitações”, esclarece o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento de uma ficha disponível no endereço http://www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao, nos Sindicatos Rurais de cada município, nos Núcleos Regionais do Senar Tocantins nos municípios de Palmas, Gurupi, Araguaína, Araguatins e Arraias e no site do Senar Brasil. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros. As vagas são limitadas e a previsão é que as capacitações, que serão ministradas por instrutores capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), comecem em fevereiro.

Segundo a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, a expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam atendidos, aproximadamente, 600 produtores e técnicos em vários municípios do Tocantins.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do Senar, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O Senar é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. No Tocantins, 400 propriedades rurais também vão receber assistência técnica e gerencial por meio do projeto.