Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Com 105 anos, senhor Serafin esbanjou muita simpatia e elogiou o atendimento

Com 105 anos, senhor Serafin esbanjou muita simpatia e elogiou o atendimento Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Com 105 anos, senhor Serafin esbanjou muita simpatia e elogiou o atendimento Com 105 anos, senhor Serafin esbanjou muita simpatia e elogiou o atendimento

As equipes da oftalmologia das unidades móveis Saúde para Todos iniciaram em Paraíso do Tocantins, nesta terça-feira, 26, os atendimentos aos pacientes que passarão por cirurgias de catara nos próximos dias. Somente nesta terça foram realizados 2.373 procedimentos e 791 consultas. A ação do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visa atender a população com mais de 55 anos que necessita de consultas e cirurgias oftalmológicas.

Com 105 anos e esbanjando muita simpatia, o senhor Serafin Francisco dos Santos, recebeu atendimento neste primeiro dia e teve sua cirurgia agendada para a próxima quinta-feira, 28. “Fui muito bem atendido e está tudo bem”, comemorou.

O senhor Lauro Martins de Sousa, morador de Paraíso, também compareceu ao atendimento das unidades móveis e se disse bastante satisfeito com a rapidez e qualidade do serviço prestado pela equipe. “Sou pioneiro na cidade e nunca tinha visto um atendimento bom assim, nem aqui em Paraíso e nem em nenhum outro lugar”, disse.

Já para o senhor Francisco Assis, a estadia das unidades móveis na cidade vai possibilitar a realização da tão esperada cirurgia de catarata. “Já tinha operado um olho e agora vou poder operar o outro. Acredito que vai ser muito bom, achei o atendimento ótimo e estou muito feliz”, conta.

Acompanhando de perto o atendimento a cada paciente que chega ao local, o coordenador geral da ação, Luciano Goulart, destacou que a capacidade de atendimento nas unidades móveis é de mil pessoas por dia. “As cirurgias de cataratas serão realizadas aqui no Parque de Exposição de Paraíso a partir desta quinta-feira, dia 28, tendo como prazo estimado 10 minutos para cada procedimento. Nossa capacidade de atendimento é de mil pessoas por dia e temos certeza que vamos conseguir atender a todos aqueles que necessitam e que fazem parte da Região de Saúde Cantão”, reforçou.

Quem também foi conferir de perto a ação do Governo do Estado foi prefeito Moisés Avelino. Na ocasião ele elogiou a estrutura, a organização, os equipamentos e o volume de atendimentos somente no primeiro dia. “Ficamos muito felizes por essa ação que conta com especialistas que vão atender os moradores de Paraíso e região. Parabenizamos o governador Marcelo Miranda pela iniciativa e SUS por este benefício que contempla as pessoas mais carentes”, disse Avelino.

Saúde para Todos na Região Cantão

As unidades móveis permanecem em Paraíso até o dia 5 de fevereiro, período que compreende consultas e pós-operatório. Do dia 26 ao dia 30 ocorrerão as consultas, de 28 janeiro a 2 de fevereiro acontecerão as cirurgias e de 3 a 5 de fevereiro o pós-operatório.

Os municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia,Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil, são os contemplados desta edição.