Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de orientar e garantir acesso a métodos preventivos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está disponibilizando 741.853 preservativos masculinos e femininos para atender todo o Estado por ocasião das festividades carnavalescas. 

São mais de 740 mil unidades de preservativos masculinos e 92 mil de preservativos femininos, além de mais de 398 mil unidades de gel lubrificante. A meta é ampliar cada vez mais o acesso aos preservativos pela população e, em especial aos jovens.

Segundo dados da Gerência Estadual das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), em 2015, foram notificados 103 casos novos de Aids em maiores de 13 anos no Tocantins. Em 2014, foram notificados 163 casos novos. Em 2013, foram 233 e, em 2012, foram 164 notificações de casos de Aids em maiores de 13 anos em todo o Estado. 

Com relação às infecções pelo vírus HIV, 236 casos novos foram registrados em 2015 em maiores de 13 anos no Tocantins. No ano anterior, quando as notificações para infecções por HIV se tornaram obrigatórias, 247 novos casos foram registrados em todo o Estado também em indivíduos maiores de 13 anos.

Campanha

Além do incremento da oferta de insumos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) por ocasião do Carnaval, a campanha de prevenção e de promoção pelo autocuidado usa este ano o tema “Não deboche da Aids. Previna-se!”, cujo porta-voz é o cantor baiano Léo Santana, que cedeu direitos de imagem gratuitamente para a campanha no Tocantins. 

“Siga a batida do coração, brinque, divirta-se e neste carnaval, na hora do chamego, não deboche da Aids. Previna-se e use camisinha”, alerta o cantor de axé no vídeo oficial da campanha que será divulgado nos próximos dias.

Testagem

Ainda para incentivar o diagnóstico precoce, durante toda a campanha de prevenção às DST no Carnaval, estão sendo disseminadas informações sobre pontos de realização de testes rápidos e aconselhamento, conforme a programação das festividades de cada município.

Além destes pontos, cinco Serviços de Assistência Especializada (SAE) também estão realizando atendimento a comunidade com oferta dos testes rápidos. Os SAE ficam localizados nos municípios de Palmas (Núcleo de Assistência Henfil), Araguaína (Hospital de Doenças Transmissíveis), Gurupi (Policlínica Drº Luiz Santos Filho), Paraíso do Tocantins (Policlínica João Coelho de Azevedo) e Porto Nacional (Centro de Especialidades Médicas Drº Gismar Gomes).

Parcerias

A Sesau também está articulando, em parceria com as secretarias municipais de saúde, ações educativas voltadas para sensibilização de grupos jovens. As ações incluem orientações sobre como prevenir a transmissão das DST e onde realizar testes rápidos gratuitos de HIV. As abordagens acontecerão em bares, casas de shows e blocos organizados de carnaval, a exemplo do Bloco Bejá de Gurupi, que está acrescentando informações da campanha em suas peças promocionais e auxiliando na distribuição de preservativos nas festas do bloco.

“Acreditamos na importância das campanhas e no alcance que elas têm em relação à massificação das informações relacionadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Como neste ano o enfoque é chamar a atenção da juventude que curte o carnaval, buscamos aproximação e parcerias com entidades e blocos de carnaval, visando levar a mensagem da prevenção onde houver festa. Acreditamos no poder e alcance destes eventos de massa, e é por este motivo que estamos marcando presença e lembrando da importância do uso da camisinha sempre”, completa a técnica da Gerência Estadual das DST/Aids, Valéria Ribeiro.